Hoje, mais ainda do que no passado, o exercício e a promoção da leitura, como instrumentos de crescimento pessoal e profissional, são pouco valorizados. Talvez por isso, os jovens vejam as suas práticas, ou a falta delas, serem alvo do olhar preocupado dos adultos.
A inovação tecnológica tem fomentado o decréscimo do número de leitores. Assiste-se, hoje, ao surgimento de novas práticas de leitura e de procura do conhecimento, proporcionadas pelo fácil acesso às tecnologias de Informação e Comunicação e pelas redes sociais, em particular, pelos chats. Há, pois, uma tendência dos jovens para a literacia digital, mas com alguma dificuldade em usufruir destes meios para obter informação útil, precisa e de valor.
Neste contexto, a escola, como meio de transmissão de conhecimento e de desenvolvimento de competências, tem um papel indispensável na literacia de leitura, formando leitores competentes e críticos, que gostem de ler, dentro e fora dela, ao assegurar o acesso fácil aos livros em espaços de leitura acolhedores e elaboração de projetos multidisciplinares neste âmbito, entre outras.
Fomentar a leitura diária e o gosto pela produção de conteúdo informativo é um bom começo e uma mais-valia para que os alunos não sintam estas atividades como uma obrigação.
Parabéns ao Jornal “O Louzadense” pela oportunidade que está a dar aos alunos lousadenses de poderem, assim, melhorar a sua literacia e as suas práticas de escrita e de leitura!
Diretor do A.E. Lousada
Filipe Silva
+ literacia: Editorial AE Lousada

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