por | 6 Abr, 2022 | Cultura

Ciclo de concertos Requiem de Mozart estreia no Mosteiro de Pombeiro

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, acolhe no próximo domingo, 10, pelas 18h30, o primeiro dos quatro concertos do ciclo dedicado ao Requiem de Mozart.

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras

Com mais de 120 artistas em palco, entre músicos e cantores, o espetáculo conta com a participação da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, do Coro Audivi Vocem, do Vocal Art Ensemble e dos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo. A direção coral é da responsabilidade de Sílvio Cortez e Hélder Bento, e a direção artística de Carlos Silva.

Com entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço, este concerto encerra também a edição de 2022 do Festival do Pão de Ló, organizado pela autarquia felgueirense.

O Requiem, a última obra inacabada de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), está envolta num ambiente que nos conduz para o mistério, num processo construtivo de sequência artística e estética. Iniciada em 1791, numa fase de fragilidade física do compositor, podemos considerar esta criação como um derradeiro sopro musical descrito na partitura no seu leito de morte, sendo concluída pelo seu amigo e discípulo Franz Sussmayr (1766-1803).

Numa transcrição para banda de Jorge Campos, que se reveste dos timbres das várias famílias dos sopros, madeiras e metais, salvaguardando os timbales, coro e solistas da partitura original, a Rota do Românico propõe-lhe um ícone da história da música ocidental, desafiando-o, assim, a descobrir diferentes formas de fazer sentir.

O ciclo de concertos Requiem de Mozart prossegue no dia 23 abril, sábado, às 21h30, no Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, no Marco de Canaveses. Em maio, no mesmo horário, os espetáculos terão como cenário a Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, Paços de Ferreira, no dia 1, domingo, e o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, no dia 14, sábado.

Estes concertos, promovidos pela Rota do Românico, enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Cartaz do ciclo de concertos

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais