por | 6 Abr, 2022 | Cultura

Ciclo de concertos Requiem de Mozart estreia no Mosteiro de Pombeiro

O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, acolhe no próximo domingo, 10, pelas 18h30, o primeiro dos quatro concertos do ciclo dedicado ao Requiem de Mozart.

Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras

Com mais de 120 artistas em palco, entre músicos e cantores, o espetáculo conta com a participação da Banda de Música da Associação de Cultura Musical de Lousada, do Coro Feminino do Conservatório do Vale do Sousa, do Coro Audivi Vocem, do Vocal Art Ensemble e dos solistas Paulina Sá Machado, Marta Magalhães, Hélder Bento e José Corvelo. A direção coral é da responsabilidade de Sílvio Cortez e Hélder Bento, e a direção artística de Carlos Silva.

Com entrada gratuita, condicionada à lotação do espaço, este concerto encerra também a edição de 2022 do Festival do Pão de Ló, organizado pela autarquia felgueirense.

O Requiem, a última obra inacabada de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), está envolta num ambiente que nos conduz para o mistério, num processo construtivo de sequência artística e estética. Iniciada em 1791, numa fase de fragilidade física do compositor, podemos considerar esta criação como um derradeiro sopro musical descrito na partitura no seu leito de morte, sendo concluída pelo seu amigo e discípulo Franz Sussmayr (1766-1803).

Numa transcrição para banda de Jorge Campos, que se reveste dos timbres das várias famílias dos sopros, madeiras e metais, salvaguardando os timbales, coro e solistas da partitura original, a Rota do Românico propõe-lhe um ícone da história da música ocidental, desafiando-o, assim, a descobrir diferentes formas de fazer sentir.

O ciclo de concertos Requiem de Mozart prossegue no dia 23 abril, sábado, às 21h30, no Mosteiro de Santa Maria de Vila Boa do Bispo, no Marco de Canaveses. Em maio, no mesmo horário, os espetáculos terão como cenário a Igreja do Divino Salvador, em Freamunde, Paços de Ferreira, no dia 1, domingo, e o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, no dia 14, sábado.

Estes concertos, promovidos pela Rota do Românico, enquadram-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

Cartaz do ciclo de concertos

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais