por | 7 Abr, 2022 | Editorial

Editorial da edição 71º de 7 de abril de 2022

Hoje comemora-se o dia Mundial da Saúde! A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, aquando da organização da primeira assembleia da OMS. Desde 1950, que se celebra no dia 7 de abril.

O principal objetivo desta data é consciencializar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para melhorar a qualidade de vida. Todos os anos é escolhido um tema para ser debatido a nível mundial. O tema deste ano é “O nosso planeta, a nossa saúde”. 

Num ano que ainda vivemos sob a pressão da pandemia, este tema toca exatamente naquilo que devemos cada vez mais relacionar – a “saúde” do nosso planeta com a saúde da humanidade. Cada vez mais se notam as consequências das transformações que o Homem provoca no planeta, refletirem-se na nossa saúde.

Esta e outras pandemias, bem como outros problemas do foro respiratório, digestivo e mental estão relacionados com a nossa interação com o mundo que vamos transformando. 

Outra questão, para debate neste dia deverá ser a constatação que o acesso a uma vida saudável e a serviços de saúde não é igual para todas as pessoas em Portugal e no mundo. Há grandes desigualdades decorrentes das condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem. Algumas sociedades ainda enfrentam condições de vida precárias, com pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água potável, ar puro, segurança alimentar e serviços de saúde, estas condições estão na origem de doenças e mortes prematuras. 

Fernando Braga da Costa é o nosso “Grande Louzadense”! De origem bracarense, desde que casou sentiu Lousada como a sua terra. Dividiu a sua vida entre Braga e a freguesia de Aveleda (Lousada). Foi professor primário, mas prosseguiu a sua formação em várias áreas da educação e pedagogia. Desde muito cedo, teve responsabilidades de chefia e de coordenação educativa. Foi Diretor Escolar de Leiria e do Porto. Foi neste cargo que muito ajudou o município de Lousada. Foi Coordenador Nacional do Projeto do Ministério da Educação, “Uma Escola – Uma Empresa”. Consequente desta função, ajudou de uma forma especial as escolas do concelho de Lousada e do país.

Sara Pereira é o nosso relevo da rubrica “Louzadenses com Alma”. Jovem dinâmica da freguesia de Santo Estêvão de Barrosas, viu a sua vida ser ceifada prematuramente. Impulsionadora do teatro local, bem como de outras atividades recreativas. Teve uma cidadania ativa na política local, nomeadamente na junta de freguesia e na juventude socialista.

Na rubrica “Cidadania” apresentamos um jovem empreendedor bem conhecido na vila de Lousada – João Henrique Fernandes. Jovem dinâmico, com um sorriso permanente e empático tem promovido de uma forma muito peculiar o desporto automóvel lousadense e não só. Com os seus “relatos” das provas de Rally Cross e entrevistas inseridas no projeto JP Rally, João Henrique tem aproximado todos os aficionados deste desporto aos acontecimento desportivos semanais, seja nas provas, seja nos treinos. João terá certamente um futuro muito promissor e que Lousada beneficiará.

Nesta edição destacamos a segunda parte dedicada aos artesãos de Lousada e aos seus primorosos trabalhos.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Fontanários de Lousada: Obra do fontanário das Quintãs, em Lodares, por terminar

O fontanário das Quintãs, em Lodares, sofreu recentemente algumas obras de requalificação. No...

Ansiedade ou sonho

O aumento galopante dos nossos gastos, fruto sobretudo da inflação, a guerra, o choque energético...

Uma mulher que não esquecemos…

Lúcia Lousada (minha mãe) foi uma grande mulher e já morreu há 19 anos. É claro que a recordo em...

Joaquim Nunes Teixeira: O cidadão humilde

Joaquim Nunes Teixeira, de 89 anos, é natural e ainda residente da freguesia de Cristelos, porém,...

Furto de comida aumenta nos «HIPERS» e Vasco Bessa (AMI) alerta: Há muita pobreza envergonhada

Um agente de segurança de um hipermercado de Lousada revelou a O Louzadense que o número de furtos...

Associação Juventude Mariana Vicentina: Grupo de São Miguel

Cátia Pinheiro, de 28 anos, concedeu uma entrevista enquanto Presidente do Grupo de São Miguel (de...

Ser Mulher

Os talentos e as competências das mulheres têm o mesmo reconhecimento fora de Portugal? Flávia...

Podar árvores de fruto e de jardim: porquê, quando e como?

A poda é uma prática agrícola de extrema importância com o objetivo da eliminação dos...

O lousadense, Diogo Magalhães conquistou a medalha de excelência no 45.º Campeonato Nacional das Profissões

O jovem Diogo Magalhães, de Lousada, formando do Núcleo do CENFIM de Amarante, alcançou uma...

Casa de Juste

Situa-se num alto, sobranceira à estrada nacional que liga Caíde - Felgueiras, e acede-se por um...

Siga-nos nas redes sociais