por | 12 Abr, 2022 | + Literacia, Educação

+ literacia: Um livro à frente do seu tempo

A obra “As Flores Do Mal “da autoria de Charles Baudelaire reúne vários poemas, produzidos ao longo da vida do autor, compondo uma vasta e magnífica obra, demasiado inovadora para o seu tempo. 

Charles Baudelaire nasceu em França, mais precisamente em Paris, no dia 9 de abril de 1821. A sua infância foi controversa, tendo em conta que perdeu o pai muito jovem, quando tinha apenas seis anos. Este acontecimento não o impediu, contudo, de se destacar no decorrer do seu período escolar, sobretudo nas disciplinas de Grego, Latim, Francês e Inglês. No entanto, obter bons resultados não é o mesmo que possuir um bom comportamento em sala de aula e a prova disso é o próprio Baudelaire, que foi expulso da escola onde estudava.

Deste modo, o mau comportamento do autor parece não ter ficado pelo tempo de escola, alastrando-se até à sua vida adulta, que pode ser resumida com uma palavra – boémia. Apesar de tudo, o seu gosto pela literatura, que surge quando este ainda era adolescente, permanece intacto e Baudelaire começa a ocupar os seus dias a traduzir várias obras e a escrever as suas.

Numa sociedade completamente dominada pelo romantismo, em pleno século XIX, e contactando com vários escritores desta mesma corrente, como, por exemplo, Gautier, a quem dedica o livro, Charles aparenta dispor de um gosto muito peculiar em chocar toda a sociedade. Efetivamente, “As Flores Do Mal” retrata perfeitamente esse gosto. Publicada pela primeira vez em 1857, aborda temas como a morte, a destruição, a solidão, o amor, o tédio, chegando mesmo a confrontar a religião, contrapondo Deus e o Diabo. Este último tema foi um dos motivos que levou a obra a ser apreendida.

Que razão terá levado o autor a optar por abordar estes temas e não os convencionais da época em que viveu? Baudelaire tinha uma maneira muito peculiar de olhar para a vida, fruto talvez dos vários acontecimentos que vivenciou. Muitos deles não lhe proporcionariam boas recordações, considerando que, tal como já havia referido, este livro foi escrito durante a vida do mesmo, logo não seria esta uma maneira de expor os seus sentimentos, tendo em conta que este sempre foi menosprezado pela sociedade? Não estaria aqui presente a intenção de retratar também a verdadeira sociedade da época, sem as camuflagens do romantismo? 

A verdadeira intenção permanecerá para sempre somente com o autor, mas o facto é que, através dos seus sublimes versos, somos levados para outro mundo. Um bom exemplo é o poema “O Amor e o Cérebro” que evidencia a incapacidade do Homem evitar amar alguém, levando em muitos casos à frustração dos indivíduos, já que para o autor este sentimento é sinónimo de dor e sofrimento. 

Conclui-se, assim, que a obra “As Flores Do Mal ” expõe as angústias sentidas por Baudelaire, que tocam o coração de ada um de nós do modo mais belo e singelo, constituindo uma obra que, embora elaborada no século XIX, se encontra atual.  

Ana Beatriz Colaço
Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cristóvão Cunha, presidente do Aparecida FC

Humildade e bairrismo são duas características sobejamente conhecidas de Cristóvão Cunha, um...

José Calçada: “A escola pública está verdadeiramente desamparada pelo Estado”

GRANDE ENTREVISTA Nos plenários comunistas, nos palcos das campanhas eleitorais, nos palanques...

Trotinetas: a moda está a chegar a Lousada

Em certas localidades são uma autêntica praga, com passeios congestionados, acidentes com peões e...

Madeira e a Aliança Democrática da clarificação

Muito se tem falado nos últimos dias das eventuais leituras nacionais que se podem retirar das...

Editorial 105 | Generosidade

A generosidade envolve o ato de dar, partilhar de forma desinteressada, ajudar por bondade. E...

Sindicato acusa Câmara de Lousada de despedir cozinheira de cantina escolar

MUNICÍPIO NEGA OBRIGAÇÃO LEGAL DE A CONTRATAR A Câmara Municipal de Lousada assumiu a gestão da...

Diabetes em Movimento começa em outubro

A Câmara Municipal de Lousada e o ACES Tâmega III – Vale do Sousa Norte vão continuar a...

“Se calhar um dia farei Lousada-Roma, igualmente com sentido de solidariedade”

A iniciativa de Joaquim Aires foi triunfal O lousadense Joaquim Aires está de parabéns no...

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Siga-nos nas redes sociais