por | 12 Abr, 2022 | + Literacia, Educação

+ literacia: Um livro à frente do seu tempo

A obra “As Flores Do Mal “da autoria de Charles Baudelaire reúne vários poemas, produzidos ao longo da vida do autor, compondo uma vasta e magnífica obra, demasiado inovadora para o seu tempo. 

Charles Baudelaire nasceu em França, mais precisamente em Paris, no dia 9 de abril de 1821. A sua infância foi controversa, tendo em conta que perdeu o pai muito jovem, quando tinha apenas seis anos. Este acontecimento não o impediu, contudo, de se destacar no decorrer do seu período escolar, sobretudo nas disciplinas de Grego, Latim, Francês e Inglês. No entanto, obter bons resultados não é o mesmo que possuir um bom comportamento em sala de aula e a prova disso é o próprio Baudelaire, que foi expulso da escola onde estudava.

Deste modo, o mau comportamento do autor parece não ter ficado pelo tempo de escola, alastrando-se até à sua vida adulta, que pode ser resumida com uma palavra – boémia. Apesar de tudo, o seu gosto pela literatura, que surge quando este ainda era adolescente, permanece intacto e Baudelaire começa a ocupar os seus dias a traduzir várias obras e a escrever as suas.

Numa sociedade completamente dominada pelo romantismo, em pleno século XIX, e contactando com vários escritores desta mesma corrente, como, por exemplo, Gautier, a quem dedica o livro, Charles aparenta dispor de um gosto muito peculiar em chocar toda a sociedade. Efetivamente, “As Flores Do Mal” retrata perfeitamente esse gosto. Publicada pela primeira vez em 1857, aborda temas como a morte, a destruição, a solidão, o amor, o tédio, chegando mesmo a confrontar a religião, contrapondo Deus e o Diabo. Este último tema foi um dos motivos que levou a obra a ser apreendida.

Que razão terá levado o autor a optar por abordar estes temas e não os convencionais da época em que viveu? Baudelaire tinha uma maneira muito peculiar de olhar para a vida, fruto talvez dos vários acontecimentos que vivenciou. Muitos deles não lhe proporcionariam boas recordações, considerando que, tal como já havia referido, este livro foi escrito durante a vida do mesmo, logo não seria esta uma maneira de expor os seus sentimentos, tendo em conta que este sempre foi menosprezado pela sociedade? Não estaria aqui presente a intenção de retratar também a verdadeira sociedade da época, sem as camuflagens do romantismo? 

A verdadeira intenção permanecerá para sempre somente com o autor, mas o facto é que, através dos seus sublimes versos, somos levados para outro mundo. Um bom exemplo é o poema “O Amor e o Cérebro” que evidencia a incapacidade do Homem evitar amar alguém, levando em muitos casos à frustração dos indivíduos, já que para o autor este sentimento é sinónimo de dor e sofrimento. 

Conclui-se, assim, que a obra “As Flores Do Mal ” expõe as angústias sentidas por Baudelaire, que tocam o coração de ada um de nós do modo mais belo e singelo, constituindo uma obra que, embora elaborada no século XIX, se encontra atual.  

Ana Beatriz Colaço
Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

Siga-nos nas redes sociais