3º Aniversário
O LOUZADENSE está de parabéns! Há três anos que cumpre Abril através da palavra escrita, democratizando o acesso à notícia e ao conhecimento, partilhando a história e tantas estórias que construíram a nossa identidade comum. Entrevistamos 72 personalidades “Grandes Louzadenses” que fizeram a capa do jornal ao longo destes três anos de existência. Igual número de temas em destaque, versando o interesse e atualidade da sociedade. Relevamos muitas personalidades pela sua entrega cívica e cidadã à comunidade, muitas entre nós, outras presentes em memória. A cultura e o património, o desporto e associativismo, a juventude e a educação, são rúbricas assíduas na partilha de conteúdos noticiosos e, mais importante, na afirmação daquilo que nos faz “comunidade”. Não esquecemos os lousadenses lá fora, porque carregam Lousada no coração por esse mundo fora. A opinião livre, sempre livre, dos nossos articulistas também pertence à idiossincrasia de Abril no nosso/vosso jornal. O LOUZADENSE está de parabéns, porque é um jornal feito por vós, para vós! Cada vez mais próximo da generalidade dos lousadenses. E são tantos aqueles que nos acompanham, e nos preenchem de gratidão, na leitura e partilha das nossas notícias. Jornal aberto ao contributo de todos. Jornal que também se diferencia por ser acessível, presente no website, nas redes sociais e em suporte físico (impresso) em diversos locais comerciais do concelho. Neste terceiro aniversário d’ O LOUZADENSE convidámo-lo a interagir cada vez mais com o jornal: siga-nos, partilhe a sua opinião, partilhe O LOUZADENSE!
Passemos à nossa edição que terá 24 páginas de temas aliciantes. Nesta edição de aniversário temos mais um grande lousadense – Pedro Machado! Atual presidente da câmara, não necessita de muita apresentação. Homem discreto, determinado e diligente tem marcado o concelho pelo trabalho dos últimos oito anos à frente do município. Natural da freguesia de Caíde de Rei, jurista de profissão tem marcado o concelho com diversas mudanças, nomeadamente na área do ambiente e das infraestruturas desportivas. A cultura e a educação também lhe merecem dedicação e evolução.
Na rubrica “Cidadania” relevamos o trabalho de Telma Silva fundamentalmente no âmbito da etnografia. A sua ligação ao Grupo Folclórico e Cultural “As lavradeiras do Vale do Sousa” e ao estudo do ciclo do linho são bons motivos para conhecer melhor esta cidadã de “corpo inteiro”.
O nosso destaque é dedicado ao sentimento que o 25 de abril provoca nos lousadenses. Auscultamos quase uma dezena de cidadãos de diferentes idades, para que seja revelador o significado que esta data ainda exalta em nós, 48 anos após a revolução.
A associação “Ao encontro das Raízes” com 37 anos de existência tem a particularidade de estar inserida no bairro social Dr. Abílio Moreira. Como IPSS (instituição particular de solidariedade social) tem desenvolvido um trabalho meritório ao longo destes anos.
Nesta edição voltamos a ter oito páginas dedicadas à escrita dos nossos jovens, pertencentes aos quatro Agrupamentos Escolares. Mais um contributo para melhorar a sua literacia.
Boa leitura!
Viva O Louzadense!
Viva o 25 de abril!
Comentários