Já tínhamos anunciado como previsão não confirmada, mas agora é oficial: o programa musical da Festa Grande em Honra do Senhor dos Aflitos abre na quinta-feira com FULANO-X. É uma banda multifacetada de Lousada, que interpreta covers e originais com muita criatividade musical. Foi fundada pelo saxofonista Rui Reis e pelo percussionista Sandro Mota, entre outros. Além destes, a formação inicial incluía Nuno Figueiredo, Hugo Barbosa, Miguel dos Santos, Paulo Pires e José Diogo Novais. Pouco depois entrou a vocalista Rita Calatré (na foto).
A estreia aconteceu em 19 de fevereiro de 2016, num concerto no Sunny Side, em Lousada. Foi um ano muito intenso, com inúmeros concertos, um dos quais no Festival da Juventude de Lousada. No ano seguinte estiveram em destaque na festa dos 25 anos dos Alcatrão, no Auditório Municipal de Lousada, onde interpretaram o tema Sou Um Desgraçado, daquela mítica banda lousadense. Outro grande concerto aconteceu na passagem de ano de 2018, na Póvoa de Varzim. Pelo meio deram muita música de qualidade superior a noivos, a desfiles e até a um festival de danças de salão, em Viana do Castelo.
Na atual formação dos FULANO-X mantém-se a versátil Rita Calatré, que prima também por ser a atriz principal da companhia Jangada Teatro. Ela é a voz da banda que integra o guitarrista José Ferra, o baixista Nuno Figueiredo, o baterista Sandro Mota, o teclista Pedro Vieira, os saxofonistas Hugo Barbosa e Rui Reis, e o trompetista Miguel Santos.
A banda mais ativa da atualidade na região, os KA7 AR DE ROCK, vai ter um guitarrista novo depois da saída de Simão Martins. O frontman Eugénio Teixeira e Companhia atuam neste fim de semana na festa do clube de motards de Penamaior (Paços de Ferreira) intitulado Gasadas no Asfalto e a entrada é livre. O concerto será no próximo sábado à noite.
Os MOMBAI, de José Costa (bateria), Simão Malheiro (guitarra) e David Pereira (baixo) são uma das mais promissoras bandas da nova geração musical em Lousada. Eles estão nos preparativos finais para lançamento do primeiro disco e sabemos também que há mais novidades relacionadas com este grupo, que tem sede em Soutelo (Vilar do Torno e Alentém). Estejam atentos às próximas edições de Louzarock aqui e na página do Facebook.
A banda LILITH’S REVENGE trocou de baterista: saiu Joe Sousa e entrou o brasileiro Felipe Batista. No dia 21 de Maio, vão estar ao vivo no Metalpoint, um dos locais mais underground da música metálica do Porto. Quanto ao álbum de estreia, que estava prometido para o início de Abril, sofreu um ligeiro atraso e espera-se que seja lançado a qualquer momento.
A ebulição que se está a viver na cena rock atual envolve mudanças e atualizações, novas produções e renovadas formações. Um caso disso acontece com os veteranos ALCATRÃO, que já mexem novamente e ouvimos dizer que o baterista Telmo Carvalho está de regresso. Aguardam-se mais novidades para breve.
Comentários