É fácil ser um consumidor responsável? Não! A oferta de bens responsáveis é reduzida e a responsabilidade paga-se. Uma indústria que investe numa produção mais responsável tem custos mais elevados. Por outro lado, não é fácil para o consumidor contrariar a lógica do “bom, bonito e barato”. Por isso, está na hora de despertar consciências!
Por trás de muitos bens de consumo encontram-se cadeias de produção cujo comportamento merece reprovação: poluição ambiental, exploração do trabalho infantil, maus-tratos em animais, deslocalização de empresas…
Trata-se de uma lógica de produção de bens e serviços construída à revelia dos direitos humanos, com prejuízos ambientais profundos e pesadas consequências sociais.
Há cada vez mais consumidores conscientes de que são cúmplices destes atropelos, mais não seja, por omissão. Neste sentido, o consumidor responsável integra, nos seus critérios de escolha, as noções de igualdade, solidariedade, comércio justo, agricultura prudente e tecnologias ambientalmente menos agressivas.
Um consumidor responsável dá preferência aos produtos sazonais e locais (quanto maior for a distância entre produtor e consumidor, maiores são os gastos energéticos provocados pelo seu transporte; os produtos cultivados em estufa também representam um gasto energético considerável, sendo preferível o consumo de produtos da época).
Como já dizia Henry David Thoreau “Um homem é rico na medida do número de coisas que recusa ter”.
Eduardo Ferreira – 5.ºA
+ literacia: Como ser um consumidor responsável

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