Nuno Nunes nasceu no ano de 1984 no concelho de Lousada. Aos 37 anos, é congruente poder afirmar-se que já vivenciou a nível profissional, pessoal e social vários acontecimentos que o fizeram crescer e, consequentemente, o tornaram no ser humano que é hoje. Engenheiro Informático, Coordenador do Colégio de Informática na Ordem dos Engenheiros na Região Norte e Presidente da Nobre Confraria do Porco, são alguns dos cargos que desempenha atualmente.
Amigo do amigo, não gosta de injustiças, é prestável, simpático, bem-disposto, bem-humorado, organizado, dinâmico, pró-ativo … características intrínsecas de Nuno, o mais novo de quatro irmãos todos diferentes, mas muito amigos e unidos.
O seu percurso escolar foi marcado por várias etapas. O Ensino Básico, compreendido nos três ciclos, frequentou-o no concelho de Lousada. Porém, após a conclusão do 9º ano de escolaridade decidiu enveredar logo pela área da informática, porque já era algo que desejava. Na época da transição, surgiram os cursos profissionais e foi nessa direção que continuou os estudos tirando o Curso Técnico-Profissional de Informática em Penafiel.
Há 22 anos atrás foi esta a decisão de Nuno. E hoje em dia? Faria de maneira diferente, tendo em consideração a opinião formalizada acerca de quem opta pelos cursos profissionais. Todavia, reconhece que, na altura, foi uma “excelente rampa” para ganhar, de imediato, alguns conhecimentos práticos para entrar no mercado de trabalho. Logo, o facto de haver estágio externo facultou uma parte prática que é muito importante para quem entre no mercado de trabalho, e considera que os cursos profissionais deviam ser olhados com outros olhos por parte da tutela porque podem ser uma excelente opção para quem os frequenta como para os empregadores que recebem as pessoas que vêm destes cursos.
A paixão, desde sempre, foi a informática, como não gosta de estar parado, no término do seu curso profissional, decidiu, aos 18 anos tirar o CAP, Certificado de Aptidão Profissional, e pouco tempo depois surgiu de forma repentina e inesperada um convite para dar formação profissional na sua área. O convite foi muito desafiante, na medida em que o obrigou a orientar grande parte do seu tempo para este novo desafio uma vez que decidiu criar os seus próprios manuais e aprofundar os seus saberes, mas ao mesmo tempo foi um convite irrecusável.
Em fevereiro de 2003 entrou para a FAMO – Indústria Mobiliário Escritório. Aquando a sua entrada, o objetivo era que a passagem fosse temporária pois tencionava se especializar em redes na Siemns. Contudo, ao final de 8 meses, tempo previamente definido, convidaram-no a ficar. Nuno não hesitou e aceitou, tendo permanecido nesta empresa durante 13 anos e meio. Aqui foram muitas as aprendizagens, várias tarefas e funções desempenhadas no decorrer de mais de uma década, diz que foi aqui que cresceu muito como pessoa e profissional.
Durante o período da sua atividade nesta entidade, fez a licenciatura em Engenharia Informática na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, em Felgueiras. Nuno conciliava o seu compromisso profissional com o seu compromisso académico, qualifica este período duro e desgastante, mas ao mesmo tempo muito enriquecedor.

Em julho de 2016, um novo convite surgiu na sua vida. Amante de desafios, jamais poderia recusar a sua ida para a Lactogal – Produtos Alimentares S.A.
Sempre no sentido da progressão, em novembro de 2021 entrou na Critical Techworks, uma empresa do grupo da BMW situada no Porto, como Security Enginner. Nuno atua nesta área, graças à especialização que tirou no início do período pandêmico (2020), na Academia Nacional de CiberSegurança. Desta forma, realizou um dos seus objetivos há muito desejado.
“Como estávamos em casa, aproveitei para tirar uma especialização em CiberSegurança, algo que pretendia há muito, mas como era em Lisboa tornava-se difícil”, afirma. A pandemia da COVID-19 encaminhou a que o curso se realizasse via online, e, assim sendo, aproveitou a oportunidade e voltou a investir parte do seu tempo na sua formação.
Da sua passagem da FAMO para Lactogal Nuno já sentiu grandes diferenças, e, desta vez, não foi diferente. Esta última aplica uma gestão mais tradicional, enquanto a Critical aplica uma gestão mais vanguardista e adaptada ao século atual. “A Critical é uma empresa tecnológica, onde trabalham pessoas de mais de 30 nacionalidades, na minha equipa tenho colegas do Brasil, Hungria, Áustria, Alemanha e Índia, e a empresa proporciona aos seus colaboradores muitos benefícios e regalias”, sustenta Nuno.
Além deste cargo que exerce na empresa em que trabalha, Nuno é Coordenador do Colégio de Informática na Ordem dos Engenheiros na Região Norte desde fevereiro do ano vigente. Todavia, o seu percurso começou por ser vogal no colégio até assumir esta nova responsabilidade. São várias as funções e atividades que a Ordem dos Engenheiros desenvolve e proporciona. Por exemplo, quem sai da faculdade e pretende entrar nesta tem de realizar um estágio para se tornar membro efetivo. A validação, avaliação e acompanhamento do estágio fazem parte das responsabilidades do colégio.

O papel da Ordem dos Engenheiros na vida dos profissionais é, cada vez mais, de proximidade junto dos engenheiros. Ao longo do ano são realizadas várias atividades, desde formações a visitas técnicas. No dia 16 maio de 2022 ocorrerá um mini workshop sobre “Criação e Gestão Passwords complexas”, transmitida pelo cidadão lousadense. Além disto, a 6 junho o tema será a “Identificação Sites Maliciosos e Tentativas de Burla no Comércio Eletrónico”. De ressalvar que estas atividades serão abertas a toda a comunidade e não só a Engenheiros.

“É muito importante para um engenheiro informático estar inscrito na Ordem dos Engenheiros”, declara Nuno. São inúmeras as vantagens exclusivas para membros, nomeadamente: prestígio, carreira, networking, segurança, acompanhamento, consultoria, justiça, conhecimento, emprego e internacionalização.
No meio da sua vida profissional preenchida, Nuno é quase há 1 ano Presidente da Nobre Confraria do Porco de Lousada. “Quando eu e a restante direção assumimos o mandato propusemo-nos a dar à Confraria uma imagem diferente e renovada perante a sociedade Lousada e não só”, salienta.
No natal passado, por exemplo, fizeram, juntamente com Pároco do centro da vila e em parceria com os com os Bombeiros Voluntários de Lousada, uma angariação de brinquedos que ultrapassou as expectativas de todos os membros. No âmbito cultural, a Confraria fez uma parceria com chefs de cozinha de renome nacional como por exemplo o Chef Rui Paula, Justa Nobre, Chakall, entre outros. Esta consiste no lançamento todos os meses de receitas destes chefs na página de Facebook da Confraria. O passeio anual foi também reformulado, e, além disso, fizeram uma revisão aos estatutos que se encontravam com problemas.
“A opinião tem sido muito positiva dos confrades”, afirma Nuno que, no final do seu mandato, tenciona não dar continuidade à frente dos destinos da Confraria, isto devido a todos os desafios profissionais que alberga.

Nuno faz também parte do “núcleo duro” dos BTT Dogs. Dentro deste núcleo duro, entre outras coisas, é o responsável pela organização de toda a logística quando participam em algum evento. Este desporto é uma das suas paixões, este grupo é descrito pelos membros como um “grupo de amigos devidamente organizados”.

O engenheiro informático que não gosta de estar parado como se define, vai começar a dar formação muito em breve na Academia Nacional de CiberSegurança no módulo de gestão de identidades que, juntamente às outras atividades e responsabilidades que já tem, lhe vai ocupar muito tempo.
Comentários