por | 3 Jun, 2022 | + Literacia, Educação

+ literacia: Desigualdades no acesso à educação

Neste texto falarei de um tema ainda hoje atual: a desigualdade no acesso à educação.

Há uns séculos, mais de metade da população portuguesa era analfabeta. As crianças eram postas a trabalhar desde cedo e não tinham a oportunidade de frequentar a escola. Estes hábitos eram mais comuns no campo, pois a maioria do povo trabalhava na agricultura e dificilmente tinha acesso a determinados bens e direitos, como a educação, por exemplo. 

Nas cidades principais, Porto e Lisboa, isso também acontecia só que não era tanto, porém com o êxodo rural tudo mudou, a taxa de educação diminuiu, mas mesmo assim havia muita gente analfabeta.

As principais pessoas prejudicadas eram, e ainda são, as mulheres, pois eram consideradas donas de casa, não podiam estudar nem desempenhar várias profissões, e assim só os homens podiam ter sucesso na vida.

Atualmente estas situações também se passam em África, mas lá acresce outro motivo, que é a pobreza. Acredito que ainda hoje lá existam poucas escolas, o que é muito pouco para a quantidade de crianças e jovens de África. 

Concluindo, eu considero que esta situação é muito triste e que toda a gente deveria ter acesso à escola e a uma educação de qualidade, porque só assim se poderá realmente combater diversas desigualdades e criar as mesmas condições de vida para todos.

Luana Daniela Queirós Oliveira, 6.º ano
Agrupamento de escolas de Lousada Oeste

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Siga-nos nas redes sociais