por | 18 Jul, 2022 | Desporto

Simão Ribeiro e Fábio Ferreira: O atleta e o preparador no mundo do fisiculturismo

Simão Ribeiro, de 35 anos, e Fábio Ferreira, de 32 anos, ambos naturais de Lustosa, prestaram em conjunto uma entrevista ao O Louzadense. Mais completa era impossível, o atleta e o preparador. Um pouco do mundo do fisiculturismo será abordado, para que todos aprendam mais sobre esta prática. 

Simão é empresário de restauração e  Fábio é proprietário de um ginásio. Este último começou no mundo do fisiculturismo antes de Simão onde é detentor de vários troféus. A história de Simão começa derivado de um ultimato, diga-se, da sua esposa. O lousadense é dono de um café há 13 anos e o conceito deste obrigava-o a andar bastante à noite com os amigos. No fundo, viveu a sua juventude em paralelo com o negócio. “Tinha de acompanhar o ritmo para as pessoas virem cá”, afirma. 

Simão juntamente com o preparador Fábio Ferreira festejando o título profissional

Há 7 anos atrás, após ser pai, a sua companheira confidenciou-lhe que a forma como levava a sua vida tinha que abrandar bastante o ritmo. Desde então, o desporto aparece, sobretudo, o fisiculturismo. Simão viu nesta prática a obrigatoriedade de deixar o álcool, as saídas, ou seja, a vida noturna. “Falei com o Fábio Ferreira, que já era meu amigo e ainda mais amigos nos tornamos, e comecei a treinar com ele”, sublinha. 

No ano de 2015 enveredou por este caminho e 1 ano e meio depois deu-se a primeira competição. Nunca foi de um dia para o outro, em razão disso está o tempo que demorou a começar a competir. Os treinos, o ritmo, a alimentação… são processos fundamentais de assimilar com o maior profissionalismo. Segundo os entrevistados, para se ser atleta deste desporto é primordial mudar o propósito de vida e, consequentemente, a vida social. 

O treino de Simão é dividido dependendo da fase que se encontra, isto é, se está em off-season (período de preparação) ou on-season (pós temporada). Nesta primeira fase, o atleta concentra-se em ganhar massa muscular. Existe sempre uma componente de musculação, conforme Fábio, onde é facultado um estímulo aos músculos. Mas, tudo depende do período. Naturalmente, se for pré-competição é exigido mais tempo de treino e um aumento da intensidade de cardio. 

Relativamente ao Simão, treina 5 dias por semana e as pausas são ao fim de semana que é quando se concentra a maior parte da atividade profissional deste. Nos dias em que treina, trabalha uma parte do corpo e realiza a componente de cardio, desde correr no final ou noutra parte referenciada da preparação. Em períodos de pré-competição os treinos tornam-se mais intensos. 

A parte do corpo que Simão tem maior dificuldade em desenvolver são os peitorais, posto isto, trabalha mais essa parte a nível de exercício e métodos. Por exemplo, em vez de treinar só à segunda-feira este elemento também treina à quarta-feira e sexta-feira. Maior foco e estímulos diferentes nos três dias. 

“No entanto, os treinos não são a componente mais difícil pois a alimentação é mais”, declara Fábio. A alimentação de um atleta de fisiculturismo é diferente da alimentação de um atleta de outra modalidade. De acordo com Simão, as suas refeições pré e pós treino são o mais básico possível, isto é, arroz e frango duas vezes. O Fábio, preparador, personaliza o plano todos os meses ou de dois em dois meses em período on-season. Na época off-season muda semana a semana ou todos os dias. 

Essencialmente, não pode faltar hidratos, proteína, legumes e gorduras boas (insaturadas). “O plano é feito dependendo das necessidades do Simão e na altura da competição é quando alteramos mais a alimentação de dia para dia, nas quantidades”, evidencia Fábio. Para o corpo ficar exatamente como pretendido, altera-se determinada coisa e em 24h faz-se uma grande mudança no corpo do atleta. 

Questionado sobre a parte mental, Simão afirma que quando decide juntamente com o preparador as provas que irá fazer, a sua mente concentra-se de imediato no necessário. A força de vontade, o rigor e o foco… são mencionados regularmente. “Toda a gente é capaz, mas nem toda a gente nasce para isto”, afirma. O facto do lousadense trabalhar na área da restauração, considera complicado quando a prova se aproxima pois fica mais restrito a nível de alimentação. Exemplo disso, é adorar fruta e dois meses antes ter de deixar de comer. “Não é que uma vez fizesse mal, mas o compromisso e a mente não deixam”, reforça. 

Como referido inicialmente, Fábio começou a competir primeiro que Simão e, desta forma, acaba por ajudar ainda mais pois passou pela experiência. Simão confidencia que olha para este, o seu preparador, como uma fonte de inspiração e exemplo a seguir no mundo do fisiculturismo. 

Apesar de todo o rigor, ambos fazem esta prática como um hobbie. Cada um tem o seu trabalho e nos tempos livres é que se dedicam ao fisiculturismo. Assim sendo, quando decidem preparar uma competição, o compromisso é com os próprios, isto é, apresentarem-se melhor que na prova anterior. Ninguém controla os outros atletas, logo não se pode ter expectativas. “As coisas vão acontecendo porque nós desfrutamos do desporto e não andamos obcecados com os resultados”, afirma Fábio.   

Simão aborda os prémios alcançados, “o Fábio tem um palmarés melhor que o meu, a nível de provas e lugares é mais conhecido porque teve mais pódios”. Em novembro do ano transato, participaram na qualidade de atleta e preparador, no Campeonato do Mundo de Culturismo na categoria de Mens Physique, em Barcelona. Este contou com a presença de cerca de 200 atletas distribuídos pelas várias categorias existentes. Simão alcançou a medalha de bronze, o 3º lugar. 

Simão e Fábio em representação da seleção portuguesa no campeonato do mundo em Espanha

Também em novembro de 2021, dia 20, Simão ganhou o Pro Card (cartão profissional) que é o ponto mais alto deste desporto a nível amador. O mesmo dá acesso à liga profissional. Na medida que ganhou este, pretende experimentar a liga, porém, ambos sabem que é outro patamar mais exigente. Naturalmente, exigirá mais dedicação, esforço e disponibilidade financeira, pois os custos são elevados. 

Simão juntamente com o preparador Fábio Ferreira festejando o título profissional

Além do mais, quanto ao futuro, pretende ganhar massa muscular paulatinamente, mantendo sempre um corpo estético e bonito. “Procuramos um corpo estético ao invés de abusado”, afirma Fábio. 

Simão aconselha os futuros atletas que queiram entrar no desporto a treinar duro e, sobretudo, alinharem a mente à rotina de treino. Por sua vez, Fábio reforça que a alimentação é mais importante que os treinos. “Exige um rigor muito grande, no entanto se uma pessoa for capaz de ter um rigor desses está preparado para competir e também para a vida porque vai buscar outras competências que a vão ajudar a nível profissional”, conclui Fábio. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Quando a igualdade falha, a democracia enfraquece

Fala-se frequentemente de democracia e liberdade como valores adquiridos, quase garantidos, em...

Siga-nos nas redes sociais