“A junta objetiva que o projeto do lar de idosos seja aprovado o mais rapidamente possível e que a extensão de saúde oeste venha para Nevogilde”
Com 54 anos, Joaquim Ribeiro de Magalhães é o Presidente da Junta de Freguesia de Nevogilde, onde habita. Porém, é natural de Bustelo, freguesia portuguesa do concelho de Penafiel. As suas origens não o fazem menos Nevogildense, aliás dedica parte da sua vida aos habitantes desta através da contribuição a vários níveis em prol da terra.
“Enveredei na política por convite”, principia Joaquim. No entanto, apesar da invitação ser a causa pela qual seguiu este rumo, considera que também ingressou por acreditar que daria o seu melhor a Nevogilde e, por conseguinte, aos Nevogildenses.
Corria o ano de 2017 quando iniciou a sua atividade política ao candidatar-se pela primeira vez à presidência da Junta de Freguesia de Nevogilde. Ao longo dos anos, aplica o rigor, o diálogo aberto e a ponderação como características intrínsecas da sua maneira de gerir.
Uma junta aufere de vastas competências, nomeadamente: elaboração das opções do plano e da proposta de orçamento; conservar e promover o território; colaboração com a câmara em várias matérias, entre outras. Segundo Joaquim, “além dos deveres, obrigações e responsabilidades que todos os cidadãos conhecem”, a mesma deve defender e zelar pelos direitos e bem-estar da população e infraestruturas.
Desengane-se quem ache que um presidente é o único responsável pelas decisões de uma freguesia. Naturalmente, contam com o executivo. Joaquim enaltece a importância deste pela boa relação, harmonia e cooperação existente entre todos os elementos. Estas particularidades existentes neste executivo tornam-no coeso e firme, bem como capaz de responder eficazmente às necessidades da população.
Ao longo da entrevista, foram vários os projetos abordados, apesar do pouco tempo para grandes obras. “Já inauguramos um movimento sénior que está a funcionar muito bem”, afirma. Além deste já implementado, Joaquim fala de programas que iniciarão este ano e o mais rápido possível. Por exemplo, a construção de novos sanitários na Senhora da Ajuda que serão reestruturados a partir dos existentes.

Neste momento, a junta encontra-se a concluir a ligação da Travessa da Randinha à Rua da Bouça. A data prevista para o término é neste mês, dia 25. Contudo, é importante a consciência que processos destes não dependem exclusivamente da autarquia.

Existem mais dois alargamentos em vista, aliás, já se encontram licenciados e autorizados pelos respetivos proprietários para serem postos em prática ainda neste ano vigente. Um deles diz respeito à Rua da Randinha em dois pontos, isto é, entre a Avenida da Senhora de Ajuda e o Gaveto da Rua Bouça. O outro alargamento é entre a Rua da Procissão e o fim da Rua da Bouça.
Contudo, apesar dos mencionados até então, Joaquim considera que os projetos mais importantes para este mandato serão: colocação do tapete betuminoso na Rua São Veríssimo entre a ponte e jusão; restauro do aqueduto; e alargamento da Rua da Igreja incluindo o acesso ao cemitério número dois. No fundo, estes foram os discutidos, mas mais esboços e ideias podem surgir.
Quando questionado se desejaria exercer os três mandatos consecutivos, de imediato, declara que essa não é sua prioridade. “O tempo dirá”, sublinha. O Presidente encontra-se preocupado e empenhado neste mandato que está a ocorrer e, portanto, pretende vivê-los um de cada vez sem grandes pretensões futuras. Posto isto, não sabe onde estará daqui a cinco anos, visto que a vida é bastante imprevisível e cada vez mais são dados sinais dessa imprevisibilidade.

Joaquim pretende, claramente, que Nevogilde tenha no futuro melhores condições a nível rodoviário. Além do mais tem outras perspetivas de futuro como: concluir a 100% a rede de saneamento básico; construir um parque de lazer com vias pedonais; oferecer mais espaços verdes; fazer a rede de gás natural chegar a um maior número de pessoas. “A junta objetiva que o projeto do lar de idosos seja aprovado o mais rapidamente possível e que a extensão de saúde oeste venha para Nevogilde”, declara.
Desta forma, são vários os projetos almejados com o intuito de proporcionar melhor qualidade de vida em todos os sentidos à população. Joaquim, em conjunto com o seu executivo, fará de tudo para que tal aconteça. Nevogilde tem à “frente do barco” um ser humano humilde, simples, determinado e trabalhador, assim como o próprio se descreve.

Ola boa tarde estou desempregada e nao estao a precisar de senhora para tomar conta de criancas nas escolas aguardo uma resposta …..