No dia 7 de maio de 1997 abria no concelho de Lousada as Piscinas Municipais para utilização dos jogos internacionais. No mês seguinte arrancou em definitivo para o público e, desde então, nunca mais parou. O crescimento e evolução são constantes, bem como a promoção do desporto e da saúde. Acompanhe a entrevista concedida pelo diretor técnico e coordenador, Pedro Mota, acerca deste marco histórico.
Pedro Miguel Ribeiro da Mota acompanhou desde as primeiras horas as Piscinas Municipais de Lousada, transitando vários cargos. Hoje, após 25 anos de casa, disponibiliza algum do seu tempo para falar acerca da importância destas a nível concelhio e não só.
Como referido, as Piscinas abriram a 7 de maio de 1997 para os jogos internacionais e depois abriram em junho para a população. A partir daí, foi sempre a crescer até aos dias de hoje. Caracterizam-se como um serviço público onde os utentes têm acesso a diversos serviços, dentro e fora de água.
Inicialmente, começou com banhos livres e aulas de natação, mas, entretanto, foi necessário acrescentar-se mais serviços de modo a dar resposta às necessidades dos utentes. Capacitados com ginásio, aulas de grupo, aulas de hidroterapia e hidroginástica, entre outros. “À medida que as Piscinas iam evoluindo, surgiam novos serviços. Neste momento, encontra-se à disposição mais de 20 serviços diferentes”, sublinha Pedro.
Estas regem-se por trazer saúde, bem-estar e alegria à população. População essa oriunda de vários concelhos, nomeadamente: Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel, Paredes, Marco de Canaveses, Amarante, entre outros. Esta informação denota a qualidade que as piscinas prestam. “É um motivo de orgulho, as pessoas dizem que gostam muito da temperatura da água”, afirma.
Atualmente, cerca de 3000 utentes compõem as Piscinas, porém, o número era um pouco mais alto antes da pandemia da Covid-19. Esta recebe outro público direcionado do Boccia e dos Agrupamentos de Escola de Lousada que, em conjunto, envolvem 5000 utentes em todos os serviços.
De acordo com o próprio, as Piscinas Municipais de Lousada são bastante importantes no concelho de Lousada pois promovem o desporto, os bons hábitos de vida e a saúde. O facto de as pessoas auferirem de um espaço onde possam praticar exercício-físico de várias formas, isto é, na água ou fora desta, é muito bom. “Acaba por ser mais uma resposta que o Município oferece”, declara.
A missão e os valores de há 25 anos continuam a ser os mesmos. O que diferencia o outrora de o agora é a quantidade de serviços, dado que a qualidade esteve sempre presente. “Nós sempre fizemos questão de nos formar e atualizar em relação às boas práticas do desporto”, reforça.

Além do mais, com a intenção de estarem sempre na vanguarda daquilo que são as novas tendências do mercado, as Piscinas adquiriram novos materiais e proporcionaram novas atividades/aulas. As infraestruturas foram também modificadas pois devido ao crescente número de utentes houve necessidade de renovação e expansão do espaço. Por exemplo, a sala de ginásio compreendia 100m² e, neste momento, compreende 250m².
Há 25 anos quando abriram não havia nenhum espaço semelhante no concelho de Lousada, logo desde o primeiro momento que trouxeram benefícios à vila e aos seus habitantes. A possibilidade de as pessoas aprenderem a nadar e após adquirirem este ensinamento puderem dar continuidade à prática de um desporto muito específico é algo realçado. “Lousada é um dos concelhos mais antigos nas atividades de enriquecimento curricular de natação”, evidenciando que a componente de natação para o 1º ciclo já existe desde 1999.
O número de utentes tem aumentado ao longo dos anos, de forma gradual, conforme afirma Pedro. Agora, pode observar-se um gráfico que demonstra a evolução desde 2014 até ao ano vigente. De ressalvar que no período pandémico (2020-2021) os algoritmos baixaram, assim como em todos os estabelecimentos. Contudo, ultrapassada essa fase a tendência é continuar a crescer. Passando a citar o número de utentes: 2014 – 272981; 2015 – 271747; 2016 – 299935; 2017 – 285807; 2018 – 284288; 2019 – 325733; 2020 – 148854; 2021 – 178767; 2022 – 260586 (previsão do ano).

Além de tudo isso mencionado, as Piscinas Municipais de Lousada são um clube que aufere natação, polo aquático e natação adaptada. Antigamente, tiveram natação artística que acabou por extinguir. Em todas estas modalidades ligadas à Federação Portuguesa de Natação já foram campeões em quase todas. Ou seja, para além da parte social dão também resposta à parte da competição desportiva.

Existem utentes que acompanham as Piscinas desde o primeiro dia, 7 de maio de 1997. E, assim como estes, há funcionários que fazem 25 anos de serviço à casa. “Foi o meu primeiro emprego e cá me mantenho porque gosto daquilo que faço, do espaço e das pessoas”, salienta Pedro. Assim como este, encontram-se mais colaboradores desde o início: o Sr. Moreira, encarregado da manutenção; a D. Branca e a D. Cristina, receção; e o Hélder, técnico de manutenção.

Questionado sobre uma mensagem que assinalasse este marco histórico, o entrevistado afirma: “Foram 25 anos de muita felicidade e alegria, proporcionando a todos bons momentos desportivos e de lazer. Que estejamos mais 25 anos no ativo para continuar a garantir qualidade e bem-estar às pessoas”.
As perspetivas quanto ao futuro são positivas, na medida em que se prevê continuar a crescer e evoluir. As Piscinas Municipais de Lousada são uma referência a nível mundial e, segundo o próprio, as instâncias superiores só têm boas intenções para com estas. Desta forma, o futuro só pode ser risonho.
Por último, Pedro Mota deixou umas palavras de agradecimento e enaltecimento: “Como coordenador da Piscina, quero agradecer a todas as administrações que foram passando ao longo destes 25 anos. Mostrar o meu agrado e apreço por todas pois fizeram um excelente serviço, incluindo a atual administração. Enaltecer o prof. Filipe, o Sr. Costa, o Sr. Pacheco, a D. Amélia, o Sr. Sampaio, a prof. Ana e o prof. José Pedro, Presidente da atual administração. E muitos mais nomes eram dignos de se pronunciar. Agradecer também a todos os colegas que trabalharam connosco nestes 25 anos. Obrigado a todos”.

Comentários