A primeira discoteca oficial (com licença) de Lousada surgiu no edifício da Casa Severa, na esquina da avenida General Humberto Delgado com a Rua Dr. Afonso Quintela. Foi uma iniciativa de António João Sousa Pinto. A Summer Days (Dias de Verão) surgiu antes de duas referências importantes do dancing na década de oitenta na região, as discotecas Sétima Arte (Amarante) e Dezassete (Paços de Ferreira).
A discoteca começou por se chamar Refúgio, em 1978. No ano seguinte, após obras de ampliação, o espaço reabriu com o nome Summer Days, com gerência de Fernando Sampaio.
O Disc Jockey (DJ) era António Joaquim Pereira Pinto Coelho, natural de Vila Verde (Felgueiras), e que faleceu em 2007, com 47 anos, em Lousada. Aqui viveu a maior parte da sua vida e aqui deixou saudade entre os que o conheceram.
Era de estatura baixa (por isso tinha a alcunha “Pintinho”), mas era grande em amizade e lealdade. Como quase todos da sua geração era um apaixonado pelo rock das grandes bandas (Doors, Dire Straits, Pink Floyd, Led Zeppelin, Queen), que eram prioritárias nos sets musicais que ele organizava nas matinés e noitadas da Summer Days.
Nesta discoteca lousadense desempenhou funções de DJ contratado (agora diz-se “DJ Residente”) e como tal foi o primeiro do género em Lousada. O empresário Fernando Sampaio diz acerca de Pintinho: “Foi um dos meus melhores amigos. Sereno, responsável , honesto, solidário. Não há adjetivos suficientes para o descrever”.
Além desta, outra discoteca lousadense contribuiu de forma significativa para a propagação da música rock e da diversão dançante nesta localidade na primeira metade da década de 1980. Chamava-se Galáxia e existiu em Arcas-Boim, entre 1980 e 1984. Os proprietários eram Carlos “Bieca” Alves, António Marques e Lúcio Rego.
Comentários