por | 18 Set, 2022 | Política, Sociedade

Jorge Cunha – Presidente da Junta de Freguesia de Aveleda

O autarca agradável 

Jorge Agostinho Magalhães da Cunha foi eleito no ano transato Presidente da Junta de Freguesia de Aveleda. Natural do Torno (Aparecida), com 43 anos, o autarca abraçou há 10 anos Aveleda como sua. O desafio permanente de valorizar o território e as pessoas fazem parte do seu dia-a-dia. O convite, as pretensões, os projetos… são matérias abordadas na entrevista. 

Jorge Cunha residia no Torno (Aparecida), porém, há 10 anos mudou-se para Aveleda porque casou e construiu habitação nesta. Ambas as freguesias possuem um lugar especial, apesar das particularidades que as distinguem no coração do recente autarca. 

Há uns dois anos atrás, Jorge jamais imaginaria que a política iria fazer parte da sua vida. No entanto, as surpresas apareceram. A Câmara Municipal de Lousada veio ao encontro deste para convidá-lo a realizar uma lista candidata à Junta de Freguesia de Aveleda. O Dr. Pedro e o Dr. Santalha, como designa o próprio, fizeram o pedido. 

“Não foi por iniciativa própria que me candidatei, mas aquando do convite aceitei”, afirma. O autarca nunca tinha pertencido à política e tão pouco integrou algum movimento, contudo possui ligação familiar. O seu sogro já foi Presidente da Junta de Freguesia de Aveleda e, no fundo, as pisadas estão a ser seguidas. 

Inicialmente, a reticência e indecisão esteve presente. “Não queria, mediante o meu trabalho e a disponibilidade que a função requer”, sublinha. Mas, a partir do momento que aceitou encarou com a maior seriedade. “Disse que iríamos ganhar”, conta. Palavra dada e correspondida. 

Quando veio morar para Aveleda desempenhava funções como motorista e, na maior parte das vezes, no estrangeiro. Desde 2018 que veio em definitivo e, desde então, foi criando amizades e semeando a sua maneira de ser. Integrou-se com todos os habitantes e acredita que esse tempo, longe de imaginar o seu cargo atual, foi fulcral aquando das eleições. 

Atualmente, faz muros, aterros e terraplenagens. “No momento em que fui convidado já estava a iniciar este trabalho”, declara. Jorge ainda se encontra neste e considera que conciliar a função de empregado/patrão com a de Presidente não é fácil, mas tudo se consegue. “Ando sempre de um lado para o outro”, salienta. 

A Junta de Freguesia de Aveleda ocupa-lhe mais tempo do que achava e, de acordo com o próprio, existem situações que necessitam de resposta urgente e larga tudo para as resolver, mas também existem situações que podem esperar para o dia seguinte. Ao longo da entrevista, refere que com calma tudo se faz. 

Jorge preocupa-se em gerir aquilo que a Junta tem e aquilo que é fornecido para, em conjunto com o seu executivo, encaminhar a freguesia para a frente. A secretária, Ana Campos, e o tesoureiro, António Silva, constituem a equipa que se caracteriza pela ajuda mútua e a concordância. “Um por todos e todos por um”, assim designam. 

O executivo da Junta de Freguesia de Aveleda

Servir a população é o papel principal. Mediante as possibilidades, Jorge procura resolver todos os entraves e melhorar o necessário. Exemplo disso, é a limpeza a todas as ruas da freguesia que já vai na terceira ronda, desde outubro de 2021. “Era algo muito emergente”, reforça. 

Limpeza dos terrenos em volta do cemitério

Coordenar uma freguesia é começar numa ponta e terminar noutra, conforme o Presidente. Além do referido, a Capela Mortuária e o alargamento do cemitério são situações urgentes que se encontram prontas a ser executadas. “Só existem cinco campas disponíveis, logo, a obra já está em andamento com o Sr. padre e os restantes elementos”, afirma. 

A Junta encontra-se dependente de vários fatores. No início do mandato foram realizadas obras numa rotunda, muito desejada pelos habitantes, porém, encontra-se em pausa devido à falta de material. “Estamos pendentes da entrega de material, nomeadamente de uma pedra característica, senão já estaria concluída”, reforça. 

Limpeza da rotunda da Infesta

“A bica de água, outro projeto, esteve durante muitos anos sem deitar água e eu próprio entrei na mina e coloquei-a em funcionamento”, conta. O mais importante de tudo é haver iniciativa. O parque de lazer é também um sítio na qual a Junta pretende intervir com a colocação de grelhadores e não só. Criar melhores acessos à entrada e saída de todo o tipo de veículos é algo almejado que irá permitir um desfruto maior do mesmo. 

Em relação à escola, a Junta encontra-se disponível para ajudar e tudo fará para criar bons momentos às crianças. Exemplo disso, foi a realização da festa para os finalistas e a retificação de um muro. “O importante é fazer, mas fazer em condições”, sublinha. 

Requalificação do muro da EB Mourinho

Quanto aos projetos futuros, além dos mencionados, o alargamento da Avenida da Agrela encontra-se pronto a começar. “Existem muitos planos preparados para sair do papel”, afirma. 

“Os habitantes de Aveleda são bastante prestáveis”, declara. Segundo o próprio, o seu desejo é levar o barco até ao fim, ou seja, executar todos os mandatos. Ademais, quer cumprir com a sua palavra e não deixar mal quem acreditou em si. 

Dia da Criança, Parque de Lazer de Vilela
Exposição de árvores de Natal com material reciclado

“Quero manter a freguesia a bom agrado da população”, confessa. Por último, Jorge Cunha declara que encontra-se à frente de Aveleda com gosto e responsabilidade perante as pessoas, isto é,  não para proveito próprio. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais