A Casa Nobre no seu contexto histórico XVI: A Freguesia de S. Salvador de Novelas nas Memórias Paroquiais

No extremo Sul do concelho de Lousada, na margem direita do rio Sousa, com a Vila de Arrifana de Sousa apenas a um quarto de légua, eis S. Salvador de   Novelas. Contava com nove fogos e duzentos e cinquenta e nove habitantes.1

Compreendia os seguintes lugares: Novelas, Ranha, Covas, Melote, Outeiro de Ovelhas, Carrazedo, Arcozelo de Aquém e Arcozelo de Além.

Em 1623 era curato e estava anexa ao mosteiro de Bustelo, isto é, era o Abade deste Mosteiro que apresentava o padre desta freguesia; contava com um rendimento anual de cento e cinquenta mil reis e o pároco desta freguesia, João Dias Ribeiro, tinha de “congroa oito mil réis que recebe da mam do rendeiro e o pé do altar poderá render oito mil réiz.” Em 1778 rendia esta freguesia 80$000 mil réis2 e no ano de 1795 arrecadava quatrocentos mil réis de renda, sendo que, em 1801, via o seu rendimento baixar para quarenta mil réis.

Na Memória Paroquial de 1758, o abade de S. Salvador de Novelas, apenas apontou nove fogos. A igreja contava com três altares. O altar-mor tinha a imagem de S. Salvador, no altar de Nossa Senhora do Rosário estava a imagem de Santo António, enquanto no altar do Menino Deus se achava a imagem de S. Gonçalo.

Havia duas capelas em Novelas. A capela de Nossa Senhora do Loreto, no lugar de Arcozelo D’ Além, e a capela de Nossa Senhora da Conceição, no lugar de Arcozelo D’ Aquém. A primeira era de Manuel Francisco Leal da Veiga, que a administrava; a segunda pertencia ao licenciado Francisco Barbosa Carneiro e nela se encontrava a imagem de Nossa Senhora da Conceição. 3

Sobre o rio Sousa foi construída uma ponte de “cantaria de pedra com tres ilhaiz pasage por onde passa huma estrada publica para a Villa de Arrifana e para muntaz maiz partes do Reyno e esta está asituada no meyo desta freguezia.”  Junto a esta ponte trabalhavam dois moinhos com quatro rodas cada um. 4

Fonte: C.M. Penafiel.   Moinho em Novelas – Penafiel (Restaurado em 2006. Parcialmente destruído pelas cheias de 2001: funcionou até essa data. Foi alvo de restauro em 2006. Referenciado na Memória Paroquial, pode-se presumir que já existia.)

1 – I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 25, fl. 257. Este número de habitantes deverá englobar a parte que correspondia ao Concelho de Lousada e a parte do concelho de Arrifana de Sousa, pois são habitantes a mais para tão poucos fogos.

2 – SOEIRO, Teresa – o. c., p. 171. Este rendimento deveria corresponder à totalidade da freguesia de Novelas: parte do concelho de Arrifana de Sousa: parte do concelho de Lousada. 

3-“Tem esta freguezia duaz capellaz a saber huma da senhora do Loreto que se acha no lugar do Arcuzello dallem que he de Manuel Francisco Leal da Veiga e em sua he o administrador della; e outra no lugar de Arcuzello daquem he o senhor della o licenciado Francizco Barbosa Carneyro aonde se acha colocada a imagem de nossa Senhora da Conceição.” I. A. N. / T. T. – Dicionário Geográfico, 1758. vol. 25, fl. 258.

4 – “Tem duaz cazaz de muinhoz ao pe da dita ponte com coatro rodas, cada caza, dos ditos muinhos, e servem de muer pam, a saber milaõ, milho e senteyo.” I. A. N. / T. T. – Dicionário Geográfico, 1758. vol. 25, fl. 261.

Obras consultadas e seus autores:

– I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 25, fl. 257. 

– COSTA, Agostinho Rebelo da – o. c., p 125.

 – D’ ALMEIDA, António – o. c.,p. 116.

Nota: Em 1758 uma parte da freguesia de Novelas pertencia ao concelho.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais