No extremo Sul do concelho de Lousada, na margem direita do rio Sousa, com a Vila de Arrifana de Sousa apenas a um quarto de légua, eis S. Salvador de Novelas. Contava com nove fogos e duzentos e cinquenta e nove habitantes.1
Compreendia os seguintes lugares: Novelas, Ranha, Covas, Melote, Outeiro de Ovelhas, Carrazedo, Arcozelo de Aquém e Arcozelo de Além.
Em 1623 era curato e estava anexa ao mosteiro de Bustelo, isto é, era o Abade deste Mosteiro que apresentava o padre desta freguesia; contava com um rendimento anual de cento e cinquenta mil reis e o pároco desta freguesia, João Dias Ribeiro, tinha de “congroa oito mil réis que recebe da mam do rendeiro e o pé do altar poderá render oito mil réiz.” Em 1778 rendia esta freguesia 80$000 mil réis2 e no ano de 1795 arrecadava quatrocentos mil réis de renda, sendo que, em 1801, via o seu rendimento baixar para quarenta mil réis.
Na Memória Paroquial de 1758, o abade de S. Salvador de Novelas, apenas apontou nove fogos. A igreja contava com três altares. O altar-mor tinha a imagem de S. Salvador, no altar de Nossa Senhora do Rosário estava a imagem de Santo António, enquanto no altar do Menino Deus se achava a imagem de S. Gonçalo.
Havia duas capelas em Novelas. A capela de Nossa Senhora do Loreto, no lugar de Arcozelo D’ Além, e a capela de Nossa Senhora da Conceição, no lugar de Arcozelo D’ Aquém. A primeira era de Manuel Francisco Leal da Veiga, que a administrava; a segunda pertencia ao licenciado Francisco Barbosa Carneiro e nela se encontrava a imagem de Nossa Senhora da Conceição. 3

Sobre o rio Sousa foi construída uma ponte de “cantaria de pedra com tres ilhaiz pasage por onde passa huma estrada publica para a Villa de Arrifana e para muntaz maiz partes do Reyno e esta está asituada no meyo desta freguezia.” Junto a esta ponte trabalhavam dois moinhos com quatro rodas cada um. 4

1 – I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 25, fl. 257. Este número de habitantes deverá englobar a parte que correspondia ao Concelho de Lousada e a parte do concelho de Arrifana de Sousa, pois são habitantes a mais para tão poucos fogos.
2 – SOEIRO, Teresa – o. c., p. 171. Este rendimento deveria corresponder à totalidade da freguesia de Novelas: parte do concelho de Arrifana de Sousa: parte do concelho de Lousada.
3-“Tem esta freguezia duaz capellaz a saber huma da senhora do Loreto que se acha no lugar do Arcuzello dallem que he de Manuel Francisco Leal da Veiga e em sua he o administrador della; e outra no lugar de Arcuzello daquem he o senhor della o licenciado Francizco Barbosa Carneyro aonde se acha colocada a imagem de nossa Senhora da Conceição.” I. A. N. / T. T. – Dicionário Geográfico, 1758. vol. 25, fl. 258.
4 – “Tem duaz cazaz de muinhoz ao pe da dita ponte com coatro rodas, cada caza, dos ditos muinhos, e servem de muer pam, a saber milaõ, milho e senteyo.” I. A. N. / T. T. – Dicionário Geográfico, 1758. vol. 25, fl. 261.
Obras consultadas e seus autores:
– I. A. N. /T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 25, fl. 257.
– COSTA, Agostinho Rebelo da – o. c., p 125.
– D’ ALMEIDA, António – o. c.,p. 116.
Nota: Em 1758 uma parte da freguesia de Novelas pertencia ao concelho.
Comentários