por | 10 Nov, 2022 | Opinião, Pedro Amaral

“Vossa excelência acaba de mudar de ministro.” – Demissão de Adriano Moreira perante Salazar

Quando ainda era aluno de mestrado, tive o privilégio de conhecer o professor Adriano Moreira em 2017 numa palestra que deu na Universidade de Coimbra a propósito de Direito do Ambiente no contexto das Relações Internacionais.

A sua idade avançada não lhe diminuiu o dom de cativar plateias que lhe era característico, tal como as suas notórias inteligência e eloquência, não feriram a sua capacidade de interagir com quem o ouvia, falando com todos os que acabara de conhecer, como se os conhecesse desde sempre.

Todos sabíamos que estávamos perante um antigo ministro do Estado-Novo, todos sabíamos que estávamos perante um antigo presidente do CDS, todos sabíamos que estávamos perante alguém com profundas convicções enraizadas na democracia-cristã e, nem por isso, consideramos estar perante alguém que se entrincheirasse nas suas próprias pré-concepções ou que promovesse qualquer tipo de polarização além do estrito confronto de ideias.

Apesar disso, foi com brilho no olhar que vimos o professor relatar o episódio em que perante Salazar se recusou abdicar das reformas que vinha implementando, tendo-se demitido. E continuava com o mesmo brilho contando: “O presidente do Conselho veio ao topo das escadas e exclamou: – Não podemos falar melhor sobre isto segunda-feira em Lisboa? Ao que o professor terá respondido: – O Sr. Presidente pode falar, mas quem o irá ouvir será o novo ministro do Ultramar!”

Dizem que os grandes acontecimentos colectivos não são, nem mais, nem menos do que uma colectânea das experiências pessoais de nada um de nós. O momento em que Adriano Moreira se recusou vergar perante o poder instalado em plena ditadura terá sido um desses pequenos momentos que ficará para sempre na nossa memória colectiva.

Uma das coisas que mais aprecio numa pessoa é a humildade da sua própria inteligência e uma das coisas que mais me comove são os actos de coragem perante a ignomínia de outros. Adriano Moreira, durante a sua longa vida pública personificou na perfeição a essência de ambas.

E por isso esta semana uso deste meu espaço de pensamento para prestar homenagem a um vultos da vida intelectual e política do país que mais marca a minha vida pessoal, o meu pensamento político e a forma como encaro o serviço público.

Por coincidência, ou talvez não, nos últimos tempos várias têm sido as circunstâncias que me fazem reflectir sobre a importância da moderação na vida política e, por inerência, a falta que os ideais do CDS-PP fazem ao país.

Da discussão do orçamento do Estado às eleições brasileiras, da polarização política ao ódio social instigado pelos extremos.

O mundo precisa de mais pessoas como Adriano Moreira, representantes de uma classe de estadistas como já não estamos habituados a ver. Homens de convicções profundas e sagazes na luta contra a injustiça, mas moderados no debate de ideias com quem com eles se confronte de igual para igual.

Pedro Amaral escreve segundo a antiga ortografia

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A Páscoa em Lousada traz consigo uma riqueza de tradições ligadas ao pão, com várias...

O Município de Lousada acaba de embelezar ainda mais a sua recheada vitrine de troféus e menções...

No plano das conjecturas ou suposições fala-se que a próxima época pode trazer de volta mais...

Por incrível que pareça, o TOJO ou MATO é da família dos feijões. De facto, o Tojo ((Ulex...

A estreia do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross decorreu com grande espetáculo no...

O ASS Nevogilde vive uma nova fase sob a liderança de Roberto Carlos, um jovem treinador de apenas...

O Campeonato de Portugal de Ralicross/Kartcross (CPRK) arranca este próximo fim de semana (28/29...

Agostinho Pereira Mendonça é daquelas figuras que parecem caber em várias vidas numa só. Aos 73...

PSD Lousada critica falta de ambição na mobilidade e acusa Presidente de “resignação” no futuro do concelho

O Partido Social Democrata de Lousada, emitiu esta manhã uma NI (Nota de Imprensa) criticando a...

Nesta altura do ano, se olharmos com atenção para os quintais, para as hortas ou até para os muros...

Siga-nos nas redes sociais