por | 10 Nov, 2022 | Opinião, Pedro Amaral

“Vossa excelência acaba de mudar de ministro.” – Demissão de Adriano Moreira perante Salazar

Quando ainda era aluno de mestrado, tive o privilégio de conhecer o professor Adriano Moreira em 2017 numa palestra que deu na Universidade de Coimbra a propósito de Direito do Ambiente no contexto das Relações Internacionais.

A sua idade avançada não lhe diminuiu o dom de cativar plateias que lhe era característico, tal como as suas notórias inteligência e eloquência, não feriram a sua capacidade de interagir com quem o ouvia, falando com todos os que acabara de conhecer, como se os conhecesse desde sempre.

Todos sabíamos que estávamos perante um antigo ministro do Estado-Novo, todos sabíamos que estávamos perante um antigo presidente do CDS, todos sabíamos que estávamos perante alguém com profundas convicções enraizadas na democracia-cristã e, nem por isso, consideramos estar perante alguém que se entrincheirasse nas suas próprias pré-concepções ou que promovesse qualquer tipo de polarização além do estrito confronto de ideias.

Apesar disso, foi com brilho no olhar que vimos o professor relatar o episódio em que perante Salazar se recusou abdicar das reformas que vinha implementando, tendo-se demitido. E continuava com o mesmo brilho contando: “O presidente do Conselho veio ao topo das escadas e exclamou: – Não podemos falar melhor sobre isto segunda-feira em Lisboa? Ao que o professor terá respondido: – O Sr. Presidente pode falar, mas quem o irá ouvir será o novo ministro do Ultramar!”

Dizem que os grandes acontecimentos colectivos não são, nem mais, nem menos do que uma colectânea das experiências pessoais de nada um de nós. O momento em que Adriano Moreira se recusou vergar perante o poder instalado em plena ditadura terá sido um desses pequenos momentos que ficará para sempre na nossa memória colectiva.

Uma das coisas que mais aprecio numa pessoa é a humildade da sua própria inteligência e uma das coisas que mais me comove são os actos de coragem perante a ignomínia de outros. Adriano Moreira, durante a sua longa vida pública personificou na perfeição a essência de ambas.

E por isso esta semana uso deste meu espaço de pensamento para prestar homenagem a um vultos da vida intelectual e política do país que mais marca a minha vida pessoal, o meu pensamento político e a forma como encaro o serviço público.

Por coincidência, ou talvez não, nos últimos tempos várias têm sido as circunstâncias que me fazem reflectir sobre a importância da moderação na vida política e, por inerência, a falta que os ideais do CDS-PP fazem ao país.

Da discussão do orçamento do Estado às eleições brasileiras, da polarização política ao ódio social instigado pelos extremos.

O mundo precisa de mais pessoas como Adriano Moreira, representantes de uma classe de estadistas como já não estamos habituados a ver. Homens de convicções profundas e sagazes na luta contra a injustiça, mas moderados no debate de ideias com quem com eles se confronte de igual para igual.

Pedro Amaral escreve segundo a antiga ortografia

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais