Igreja de Meinedo
Não é indiferente a ninguém que passe em Meinedo a construção da nova igreja da paróquia. Não nos compete fazer juízos de valor sobre a oportunidade e necessidade da referida igreja, apenas consideramos importante realçar esta obra de grande magnitude. Ouvimos vários intervenientes neste processo que tem um considerável valor orçamentado, mas que poderá resvalar perante a inconstância dos mercados de materiais da construção civil. Lousada já não assistia há anos a uma grande construção religiosa e que engrandecerá, não só Meinedo como também o concelho.
Destacamos também uma pequena, mas importante alusão às duas emblemáticas tílias, junto à entrada da Quinta de Vila Meã, na Av. dos Combatentes da Grande Guerra. Estas árvores estão ameaçadas por algumas “doenças” e por isso darão lugar a curiosa escultura alusiva à biodiversidade, evitando-se o abate, mas ficando apenas os troncos como marca da sua existência.
João Fernandes é a nosso “Grande Louzadense” desta edição. Cidadão muito ativo ao longo dos seus 80 anos de existência, simpático, mas irónico, bom conversador e cheio de histórias do futebol. Foi o primeiro presidente da junta de freguesia de Silvares após o 25 de abril, bombeiro voluntário durante 37 anos, dirigente da Associação Desportiva de Lousada e diretor da Associação de Futebol do Porto, foram algumas das várias atividades cívicas que exerceu.
Artur Ferreira é um verdadeiro homem do rancho folclórico de Nogueira. Enfermeiro de profissão, músico, desportista, dedicou cerca de 21 anos a esta coletividade. Organizou-a e fê-la crescer, tanto no património edificado como no património cultural.
No desporto temos Joaquim Machado, mais uma referência de qualidade do nosso Rallycross. Vencedor de vários prémios, está neste desporto há cerca de 6 anos e é um dos pilotos que já praticou outras modalidades dentro do automobilismo.
Centro Cultural e Recreativo de Covas foi criado há 42 anos e recentemente criou o clube de bilhar, que tem tido um crescimento assinalável. Conta já com 14 praticantes, que disputam jogos oficiais promovidos por diversas associações desta atividade.
Nesta edição abordamos a atividade da biblioteca municipal de Lousada, no sentido de serviço público cultural e educativo. Já tínhamos realizado recentemente uma reportagem sobre o núcleo de imprensa de Lousada, neste mesmo âmbito. O Louzadense continuará a prosseguir a sua missão de realçar o que culturalmente se produz na nossa terra.
Continuem a seguir-nos!
Boa leitura!
Comentários