por | 11 Dez, 2022 | Associativismo, Sociedade

CCR Covas – Clube de Bilhar de Lousada

O Centro Cultural e Recreativo de Covas foi fundado a 1 de maio de 1980 por um grupo de cidadãos, que possuíam o intuito de dinamizar culturalmente e recreativamente a freguesia. Após 42 anos, é criado, nesta associação, o Clube de Bilhar de Lousada, fruto da vontade e resiliência de um conjunto de dez amigos apaixonados pela modalidade. Luís Ferro, o responsável por esta modalidade, concedeu uma entrevista e abordou as motivações subjacentes ao aparecimento deste projeto.

Luís André Fonseca Ferro forneceu uma entrevista na qualidade de responsável do Clube de Bilhar de Lousada, incorporado no Centro Cultural e Recreativo de Covas. Este último foi fundado a 1 de maio de 1980 por um grupo de pessoas que desejavam dinamizar, a vários níveis, a freguesia.

O centro albergou, em tempos, a prática de futebol, bombos e outras atividades de carácter desportivo, recreativo e cultural. Hoje em dia a sua principal atividade é o bilhar. Para mais, tem aulas de dança e organiza festas/encontros de convívio para os associados, com foco na promoção da cultura da região e nas tradições da freguesia.

“O bilhar partiu da iniciativa de um grupo de cerca de 10 pessoas, todas elas já praticantes da modalidade, que desejavam participar em provas da federação”, afirma. Estes indivíduos dirigiam-se a dois cafés locais para o exercício da atividade, mas nasceu a ideia de possuírem o seu próprio espaço.

Antiga equipa de futebol do CCR Covas

Inicialmente, tiveram uma reunião com o Município de Lousada, de onde surgiu a ideia de se sediarem numa associação de uma freguesia do concelho. Assim sendo, falaram com duas destas associações, sendo que ambas mostraram interesse em desenvolver a modalidade. A escolha acabou por recair no CCR Covas, principalmente pela rápida sintonia, relativamente ao projeto, que se estabeleceu com a direção, e também pelas excelentes instalações que a associação possui.

Como mencionado, o desejo começou a ser pensado no ano transato e concretizou-se no ano vigente. De acordo com o próprio, em abril de 2022 já estavam sediados, porém, oficialmente a data de criação do clube é a 1 de maio de 2022, que coincide com o dia de aniversário do centro no qual estão sediados.

A sede situa-se no CCR Covas e o clube dispõe de um espaço próprio para a prática de bilhar. “Ainda passou pouco tempo, porém, já houve grandes desenvolvimentos graças à disponibilidade da direção em nos ajudar”, sublinha. No decorrer da conversa, agradece efusivamente a toda a estrutura diretiva do centro.

O espaço, de certo modo, está destinado ao clube de bilhar mas também está aberto ao público em geral. De segunda a domingo, em horário alargado, qualquer pessoa pode usufruir das excelentes condições que o clube oferece para a prática da modalidade, o espaço é bastante amplo e agradável, tem serviço de café, e as mesas de bilhar são de grande qualidade.

O CCR Covas já tinha dois bilhares antigos. A ideia inicial do grupo foi consertá-los, mas começaram a dar problemas muito precocemente e estes sentiram a necessidade de adquirir novos equipamentos. “Conseguimos 4 bilhares com diversas ajudas: da Câmara Municipal de Lousada, da Junta de Freguesia de Figueiras e Covas, de donativos de empresas, entre outras”, salienta.

O processo de compra do equipamento sofreu alguns contratempos, na medida em que já tinham tudo acertado com o fornecedor e o valor angariado para a compra, quando este afirma não ter as mesas de bilhar que o clube pretendia. “Após esta situação contactamos outro fornecedor, a quem já tínhamos pedido orçamento, era mais dispendioso mas, ainda assim, era a nossa melhor alternativa.., teve de ser”, explica. Nesta altura, contaram com as ajudas acima mencionadas, e com uma ajuda extraordinária e decisiva da direção da CCR Covas.

Sala de bilhar

Aquando da compra, partiram com a intenção de adquirir 4 mesas de bilhar, pois um dos objetivos do clube é organizar provas da federação na sua sede, e, para tal, necessitam de ter esse número mínimo de mesas. Entretanto, já foram adquiridos os equipamentos e Luís acredita que já para o ano terão algumas provas da federação a serem realizadas na sede do CCR Covas.

 O clube de bilhar alberga 14 atletas que estão distribuídos em 4 provas: federação; superliga bilharsinde; liga bilharsinde; e liga de associação de bilhar vimaranense. “Muitos elementos são comuns a várias provas”, afirma. Estes distribuem-se de acordo com a sua disponibilidade, porque cada competição se realiza em determinado dia da semana e é disputada todas as semanas.

Na federação apenas está inscrita 1 equipa porque as provas são mais dispendiosas e também porque, à altura das inscrições para esta prova, ainda não havia atletas no clube em número suficiente para formar duas equipas. Todavia, existe outra equipa na liga oficial e homologada pela federação, a superliga bilharsinde que pertence a uma organização de Ermesinde. Uma outra equipa está na liga bilharsinde que se trata de outra competição da mesma organização.

Por último, têm atletas a disputar a liga da associação de bilhar vimaranense, que faz campeonatos por zona, sendo que estes estão incluídos na zona de Paços de Ferreira.

Todos os atletas são sócios do clube e pagam também uma quota por mensal relativa ao bilhar. Esta é uma   modalidade individual, e cada um estabelece o seu próprio horário de treino, sendo que em quase todos os dias se encontram atletas a treinar nas instalações do clube.

Quanto aos objetivos, segundo o próprio, o principal é garantir condições muito boas para a prática de bilhar, que, por conseguinte, fará com que tenham um bom desenvolvimento e se afirmem como uma referência na região de Vale do Sousa. Para mais, querem estar sempre abertos ao público de modo a dinamizar o clube.

Pretendem, também, construir uma estrutura que permita alcançar uma certa independência financeira, diferenciando-se nesse aspeto da maioria das instituições desportivas.

Estes propósitos mencionados são muito importantes e irão ajudar a atingir outro gênero de objetivos, como: o alargamento da oferta desportiva do concelho, em especial aos amantes da modalidade e ao público em idade escolar; fomento de um espírito de competição/ambição saudável; promoção do concelho de Lousada junto da comunidade amante de bilhar; e, acima de tudo, contribuir para o crescimento do espírito associativo junto dos associados do CCR Covas.

A organização de torneios e provas ajudará também a que se tornem auto suficientes e reconhecidos como um sítio onde se possa praticar bilhar com qualidade.

Para mais, existem objetivos para o CCR Covas. “Temos o sonho de ajudá-los a reativar o futebol e no que pudermos vamos contribuir para isso”, finda Luís Ferro demonstrando o desejo que o clube de bilhar possui em dinamizar o espaço.

Sede do CCR Covas

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais