A secção de atletismo integra a Associação Desportiva de Lustosa há cerca de 7 anos e Carla Nunes, treinadora, dirigente e atleta da secção, concedeu uma entrevista para falar sobre esta prática corrente no concelho de Lousada. O objetivo desta criação foi dar continuidade ao trabalho desta modalidade que começou numa freguesia limítrofe e permitir o seu contínuo desenvolvimento.
Carla Nunes, de 26 anos, residente em Sousela prestou uma entrevista com toda a sua disponibilidade e amabilidade. “A secção de atletismo da A.D.Lustosa surgiu há cerca de 7 anos”, afirma. A modalidade foi integrada na Associação Desportiva de Lustosa que, inicialmente, só albergava futebol e futsal.
Um grupo de atletas praticava atletismo no Clube Desportivo e Cultural de Codessos, porém, devido a burocracias, este ficou apenas com a prática de futebol. Desta forma, a família de Carla e alguns atletas viram na freguesia de Lustosa uma oportunidade para incorporarem o desporto e voltarem à atividade.
“Com o grande apoio que existe por parte do Município de Lousada na área do desporto constatamos que seria uma boa oportunidade juntar a modalidade de atletismo à Associação Desportiva de Lustosa”, reforça.
Carla e a irmã começaram a praticar atletismo no desporto escolar e, desde então, o progenitor envolveu-se e arranjou um clube para que estas continuassem a progredir. De pai de duas atletas passou a diretor e, aquando do fecho da modalidade, tomou a iniciativa, em conjunto com outros elementos, de dar continuidade no concelho de Lousada. Neste momento, António Nunes é diretor da Associação Desportiva de Lustosa e um dos responsáveis pela secção de atletismo.
“Pertenço ao clube desde o começo”, refere Carla. Inicialmente, antes de começar a estudar era um atleta veterano com muita experiência que assumia os treinos e depois de começar a licenciatura, na vertente do treino desportivo, passou juntamente com o mesmo a assumi-los. Todavia, passado um tempo, e por incompatibilidade de horários, a atleta assumiu por completo o cargo com a ajuda da irmã.

Hoje em dia, mantém-se na mesma posição mas também acarreta a parte logística na direção da Associação Desportiva de Lustosa. “Por sugestão de outros dirigentes acabei por aceitar a função diretiva”, revela. Para mais, é atleta desta modalidade.
A secção de atletismo da A.D.Lustosa alberga todos os escalões: benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos. A faixa etária vai dos 6 aos 60 anos de idade e elementos mais novos podem também praticar, apesar de regulamentarmente, ainda não existirem escalões de competição, salvo certas exceções.


Dentro dos setores do atletismo, o clube oferece a prática de saltos, lançamentos, corridas de resistência e velocidade. Existem meios para treinar todos, na medida em que os treinos são realizados na pista de atletismo do Complexo Desportivo de Lousada e todos os atletas têm a oportunidade de escolher o seu caminho dentro das possibilidades.
Apesar destas práticas, a mais incidente são as corridas de média-longa distância. Além dos treinos realizados na pista, algumas competições da Associação de Atletismo do Porto também são realizadas nesta. Os treinos são às segundas-feiras e às quartas-feiras das 19h até às 20h30m para todos os escalões e setores.
A época desportiva da secção de atletismo da A.D.Lustosa divide-se de setembro a janeiro na parte do corta-mato e depois a partir de fevereiro na parte da pista, tendo competições de estrada durante toda a época desportiva. Portanto, estão a terminar a época do primeiro referido e daqui a dois meses irão iniciar a pista. “Vamos a todas as competições no Norte do país, mas também já marcamos presença em algumas no Centro e no Sul”, sublinha.
No início da época sabem logo que vão participar em certas competições pré-definidas, como os campeonatos regionais e, as restantes competições, são escolhidas mediante os objetivos dos atletas e do clube.
Frequentemente a secção de atletismo da A.D.Lustosa recebe vários prémios e marca presença em vários pódios, igualmente. A treinadora destaca o título de vice-campeão regional de lançamento do peso por ser uma modalidade menos praticada e também o 2º lugar do pódio regional de escalões jovens no campeonato de corta-mato por ter acontecido há pouco tempo. “Em todos os escalões temos pódios, seja em pista, corta-mato ou estrada”, salienta.
Neste seguimento, Carla revela o orgulho desmedido que sente por ver o trabalho da semana a ter resposta nas mais variadas competições. Contudo, enquanto treinadora e atleta passa a mensagem que mais importante do que ganhar é participar nesta modalidade que ajuda no bom desenvolvimento mental e físico.
“As capacidades mais importantes são mesmo a resiliência e o gosto pela modalidade”, afirma. Segundo a própria, o atletismo é um desporto individual somente no momento da corrida pois nos restantes é visto como um desporto coletivo que preza pela familiaridade e união constante entre os atletas.

Atualmente, a maior dificuldade da secção de atletismo da A.D.Lustosa cabe em arranjar patrocínios e apoios pois este assegura todos os equipamentos e as manutenções de transporte. De ressalvar que os atletas não pagam qualquer mensalidade e, desta forma, todas as ajudas são precisas.
“O ano passado eram 24 atletas e, este ano, são 36 atletas”, refere evidenciado que é o maior número de atletas de sempre do clube. De acordo com a treinadora, o aumento deve-se às atividades desenvolvidas pela Câmara Municipal de Lousada e também ao contacto com colegas.
A secção de atletismo da A.D.Lustosa pretende manter o grupo unido e coeso e, ainda, alcançar mais pódios coletivos. “O desporto não é apenas a parte da competição, mas também a parte social”, finaliza acreditando que este é movido pela enorme vontade de todos os elementos.
Comentários