por | 19 Dez, 2022 | Cultura, LouzaRock

MYSTIC BREED, há 20 anos estava a “bombar”

Hoje passamos em revista mais uma banda nascida no ninho musical do Sunny Side Bar: os MYSTIC BREE. Proporcionaram rock muito bom a Lousada, entre 2000 e 2003. A sua formação inicial era constituída por José Carlos Ribeiro (guitarra e voz), Daniela Costa (voz), José Carlos Mendes (guitarra), Luís Carvalho (baixo) e Sandro Mota (bateria).  “A Daniela fez parte da banda inicialmente, durante 6 meses, e apenas fez um concerto connosco”, recorda José Carlos Ribeiro.

O nome de batismo da banda significa Raça ou Geração Mística foi uma sugestão do baixista José Mendes, que o resto da banda acolheu com agrado por considerarem que simbolizava a música que tocavam.

Diz Luís Carvalho que eram “uma banda de rock com influências dos géneros rock e metal sinfónico, como Within Temptation, por exemplo. Pode-se considerar que era um rock alternativo, gótico, andava à volta disso. Além de originais, tocávamos também covers de temas de bandas rock nacionais e internacionais: Hey Joe, de Jimmy Hendrix, Creep, dos Radiohead; Message in a bottle, dos The Police, Chuva dissolvente, dos Xutos & Pontapés, tocávamos também temas dos GNR, Rádio Macau, António Variações, Ritual Tejo, Bom, Blondie, etc.”. 

“Ensaiávamos habitualmente em casa do Sandro Mota, em Covas, tendo também num dado período ensaiado em minha casa na altura em Vilar do Torno e Alentém”, diz o baixista.

Os principais concertos aconteceram nas festas de Carnaval da Senhora Aparecida, em Fevereiro de 2001; na Associação Recreativa de Covas, em Dezembro de 2001; na Fonte do Baco num festival e concurso de Bandas Rock em Maio de 2003; e no bar O Moinho, em Monte Córdova (Santo Tirso), em Setembro de 2003.

Segundo José Carlos Ribeiro: “Eu e o Luís (Carvalho) somos amigos de infância e foi sem duvida um dos melhores baixistas com quem tive o prazer do tocar. Começamos a aprender música com a professora Goretti, em 1998, na Senhora Aparecida, durante um ano mais ou menos. Depois, o Luís foi ter aulas de baixo com o Pedro Matos (Secos e Feios) e com o Zé Aguiar (Tarântula). Eu fui tocar para o grupo de teatro da professora Capitolina Oliveira, conheci o José Mendes, e em 1999 conheci o Sandro (Mota), que foi convidado para tocar numa peça de teatro. Em 2000 fui estudar para o Conservatório do Vale do Sousa, conheci a Daniela (Costa) e formamos a Banda em Outubro. 

Os MYSTIC BREED terminaram “por falta de disponibilidade dos elementos na altura ou por trabalhar e estudar a noite ou estarem fora para estudar, ou outros projetos musicais que requeriam muita disponibilidade. Éramos muito jovens e quando a nossa música estava  ficar decente, tivemos que parar”, afirma José Mendes, o baixista da banda.

O tema “Consumed” foi recriado em 2020, durante a pandemia, num reencontro deste quarteto, após 17 anos de separação, e está no YouTube.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais