por | 26 Jan, 2023 | Desporto

O 6º aniversário do Moto Clube Senhora Aparecida 

O Presidente, Pedro Rodrigues, e o Presidente da Assembleia, João Carvalho concederam  uma entrevista para abordar a história do Moto Clube Senhora Aparecida. Um grupo de  amigos foi incentivado pelo Padre José Augusto a formar uma associação com o intuito  de dinamizar atividades no setor motociclístico e não só. Todos apaixonados por motos,  porém, não invalida que ajudem a freguesia em prol do seu desenvolvimento há 6 anos.  

Um grupo de amigos, admiradores de motos, foi convidado pelo Padre José Augusto a formar  um Moto Clube dada a envolvência das corridas na Nossa Senhora Aparecida. Além do mais,  o objetivo da instituição foi também dinamizar atividades nesse âmbito. Os 25 elementos do  grupo aceitaram e alinharam numa aventura desconhecida, tendo sido fundado o Moto Clube  Senhora Aparecida no dia 14 de janeiro de 2017.  

Os integrantes já eram apaixonados por motos e corridas e, como resultado, pretendiam chamar  novas pessoas para se incorporarem na organização. O Moto Clube possui uma sede na  Travessa do Bacelo, concretamente, na antiga instalação da Escola Primária do Rio pois esta  encontrava-se abandonada e entregue à paróquia.  

O espaço foi cedido e, de imediato, começaram a fazer remodelações para albergar melhores  condições. Existe um bar e um grande salão de convívio onde realizam alguns eventos, estando  abertos a sócios, amigos e simpatizantes do Moto do Clube.  

Atualmente, a associação possui cerca de 200 sócios. No entanto, Pedro e João não precisaram  o número concreto pois ainda vão fazer um balanço do ano transato. Quem quiser tornar-se  associado, paga uma quota anual de 15€. De ressalvar que no período pandémico o clube esteve  encerrado e, assim sendo, esta acabou por cair no esquecimento dos demais.  

Este clube é direcionado a toda a gente que gosta de motos e vê nestas uma forma de vida,  porém, não só. Naturalmente, existe uma paixão comum entre todos os elementos, mas estão à  inteira disposição de ajudar/envolver em qualquer outra atividade. “Sem dúvida, somos uma  associação que contribui para o bom funcionamento e desenvolvimento da freguesia”,  declaram. 

Relativamente a eventos, o principal é a corrida de motos no dia 15 de agosto, constitutivo do  programa da Comissão de Festas da Romaria Senhora Aparecida. Para mais, realizam a  Halloween Night Run, corrida e caminhada em parceria com a Câmara Municipal de Lousada  e, ainda, colaboram com os Trilhos dos Sonhos no Natal para ajudar as pessoas mais  carenciadas. Fora disto, ao longo do ano, fazem variadas iniciativas de convívio.  

Taças Halloween Night Run – 2021

A faixa etária predominante do Moto Clube situa-se entre os 25 e os 45 anos de idade,  contudo qualquer pessoa com idade não compreendida nesta pode fazer parte. Questionados  acerca dos maiores desafios, de imediato, referem a questão financeira e a falta de  disponibilidade no dia-dia.  

A associação recebe várias ajudas, desde da Câmara Municipal de Lousada até à Junta de  Freguesia, na qual agradece efusivamente. Todavia, estas não são as únicas entidades que  apoiam. Muitas empresas e algumas pessoas particulares dão o seu contributo, muitas vezes,  aquém daquilo que desejavam dar, mas muito bom face às condições que a sociedade atravessa.  

“Na freguesia temos bastantes associações direcionadas para múltiplas áreas, logo, a população  não consegue ajudar todas. Aliás, não fazemos peditórios porque não queremos dificultar a vida  de ninguém”, sublinham.  

Outro desafio mencionado foi a falta de disponibilidade de mão de obra para o dia-a-dia, na  medida em que na realização de eventos não existe essa. Dadas as circunstâncias da vida de  cada pessoa, torna-se difícil que haja gente para ajudar nos trabalhos diários.  

Ao longo da entrevista, a época da covid-19 é referida várias vezes como um momento difícil.  O Moto Clube esteve fechado 2 anos, sem qualquer tipo de atividade, e algumas vezes tentaram  fazer alguns eventos mas acabaram por não ser exequíveis. Desta forma, apenas fizeram  algumas remodelações na sede.  

Não foi fácil porque, segundo os próprios, a crise pandémica cortou as asas para trabalhar e evoluir no objetivo da associação. Porém, ao longo dos 6 anos, o balanço é extremamente positivo. É uma entidade nova com elementos novatos, mas todos os dias superam-se mais e mais. 

“São 6 anos difíceis, mas recheados de bons momentos. Agradecemos a todos os elementos que ajudaram a associação nestes, desde os simpatizantes à população em geral”, realçam. 

Passeio Moto Clube- Salto Montalegre

O Moto Clube é uma associação que se rege em cumprir os estatutos e, dessa forma, realiza  anualmente cerca de 2 assembleias gerais. No passado 6 de janeiro, houve eleições e Pedro  Rodrigues e João Carvalho foram reeleitos.  

Existem vários projetos prontos a sair do papel e a ganhar vida como: parceria com associações  e motos clubes de Vale do Sousa, eventos em prol da freguesia e, ainda, a federação na  Associação do Motociclismo de Portugal que já se encontra em andamento. 2023 será um bom  ano para os amantes de motos e não só. 

Bar da associação

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Siga-nos nas redes sociais