Cristina Silva, Andreia Ribeiro e Ana Paula tiveram uma ideia que, posteriormente, originou a fundação da Associação Mais Amigos de Alvarenga. Alípio Campos, desde o início, ajudou nas diferentes dinâmicas e tornou-se o Presidente. O objetivo é fomentar atividades de cariz social e cultural na freguesia, de forma a que não se perca as tradições e costumes da população. Conheça mais sobre esta entidade virada para Alvarenga e, ainda, para os amigos de Alvarenga.
Alípio Campos concedeu uma entrevista na qualidade de Presidente da Associação Mais Amigos de Alvarenga. Em 2019, um grupo de três mulheres (Cristina Silva, Andreia Ribeiro e Ana Paula) teve a ideia de organizar um Arraial em honra à Nossa Senhora da Natividade. A partir de então, tudo começou a fluir.
Estas pediram a ajuda de Alípio que, prontamente, disponibilizou-se a contribuir. Seguidamente, mais elementos juntaram-se. O Arraial em honra à Nossa Senhora da Natividade realizou-se no dia 8 de setembro e o feedback foi bastante positivo, sendo o ponto de partida para a fundação da associação.

Inicialmente, era para ser reabilitada a Associação Amigos de Alvarenga que estava inativa, porém, após começarem a verificar o processo foram encontrados alguns problemas. Assim sendo, formaram uma nova associação, designada Mais Amigos de Alvarenga.
Fundada a 3 de maio de 2021, sendo que o ano 2020 serviu para tratar de burocracias. “Iniciamos atividade em período pandêmico, logo, foi mais difícil e demorado”, afirma.
O objetivo, desde o início, passou por desenvolver Alvarenga num cariz social e cultural. Além destas vertentes, o cariz desportivo e ambiental também são tratados, mas em menor destaque. Incentivar atividades, estimular a partilha e conhecimento, encorajar a união… são finalidades bem assentes.
No ano transato, em 2022, iniciaram a interação com as pessoas com o intuito de reavivar as tradições e costumes antigos. “A primeira atividade incidiu sobre o ambiente”, sublinha acerca do Limpar Alvarenga. O propósito da iniciativa, como o nome indica, era limpar as ruas da freguesia e sensibilizar as pessoas para questões ambientais de extrema importância.
Durante 4 meses, o primeiro sábado, era reservado à limpeza de um perímetro estabelecido e, à medida que iam passando, alertavam a população. De acordo com o próprio, havia muito lixo nas ruas e na primeira recolha obtiveram um saco de 30 litros de máscaras cirúrgicas.
Os elementos diretivos detetaram uma necessidade e, desde então, a população ficou mais sensibilizada e mudou alguns hábitos. Naturalmente, a mudança foi rápida graças à eficácia e praticidade da associação. Atualmente, falta uma parte final do processo que envolverá mais entidades.
Além desta iniciativa inicial, foram realizadas outras com bastante relevo: arraial de São João e um magusto em conjunto com a União de Freguesias. Para mais, foi realizada uma caminhada que passou por vários locais antigos com o propósito destes não caírem no esquecimento.
“Fizemos as pessoas reviverem tradições e lugares para que não se perca a identidade”, salienta. No início do presente ano, cantaram as janeiras para não descurar os hábitos de outrora.
Quanto ao Arraial em honra à Nossa Senhora da Natividade, Alípio refere que não foi possível ser concretizado em 2022, porém, em 2023 um evento chave das atividades que irão decorrer durante o ano e um estímulo ao bairrismo e união da população de Alvarenga.
A sede situa-se nas instalações da Junta de Freguesia de Alvarenga, mais concretamente, no piso de baixo. De ressalvar que a antiga associação mencionada localizava-se no mesmo sítio e tinha protocolo com a Junta de Freguesia de Alvarenga, desta forma, este será também realizado com a atual associação.

A sede ainda não está aberta ao público e, em breve, será remodelada. Esta vai possuir um bar à exploração e um salão onde será criada uma cozinha para servir refeições no âmbito da solidariedade.
Alípio, no dia 11 de julho de 2021, foi eleito Presidente por unanimidade. “Era um desejo meu, há muitos anos, de constituir uma associação deste género em Alvarenga, mas havia falta de pessoas para integrar o projeto. Entretanto, em 2019, surgiu esta oportunidade que agarrei”, conta.
A dificuldade maior da Associação Mais Amigos de Alvarenga é angariar a participação das pessoas, mas pouco a pouco estão a conseguir. Ir ao encontro de todas as faixas etárias, desde os mais novos aos mais velhos, estabelecendo um contacto mais próximo e credível é o intuito. Além desta, a nível económico também existem alguns problemas.
No presente ano, a associação irá começar uma campanha de angariação de sócios em que estes apenas precisam de pagar 6%, sendo um valor simbólico.
As perspetivas de futuro passam por envolver mais a população nas diferentes atividades e que, no meio destas, consigam-se divertir e conviver. “Estejam atentos à nossa página de Facebook para ficarem a par das nossas iniciativas”, finaliza Alípio dirigindo-se à população em geral.
Comentários