por | 16 Fev, 2023 | Editorial, Editorial

Editorial da edição 91º de 16 de fevereiro de 2023

A(s) Greve(s).

Nas últimas semanas temos assistido a várias manifestações de greve dos professores. Reivindicam contagem do tempo de serviço; avaliação justa e sem quotas; progressão na carreira e acesso ao 5.° e 7.° escalões sem quotas; vinculação dinâmica dos contratados; aumento do salário; desburocratização do ensino; investimento na escola pública; fim do Programa de Regularização Extraordinária de Vínculos Precários e da municipalização do ensino; proteção efetiva e justa de acidentes em serviço; direito à CGA para todos. Novas formas de greve têm suscitado constrangimentos no normal funcionamento das escolas. O impacto tem sido significativo. Muitos pais começam a acusar o desgaste da situação. A greve é isso mesmo! Um protesto, em jeito de reivindicação, com impacto na normal prestação de um serviço ou funcionamento de uma atividade. No caso da atividade dos professores, esta greve, para além de legítima, é bem melhor que uma greve (prolongada) de zelo.  Vale a pena pensar nisto!

Carnaval. Vitamina da alegria.

Estamos a dias das celebrações do Carnaval. Para muitos, uma festividade de folia e alegria. Para outros, a oportunidade de “tirar a barriga de misérias”. Há outros ainda que aproveitam as festividades do Carnaval para colocarem a máscara do seu endeusamento, como forma de poder, força e (des)engano. Resulta o célebre ditado: “é Carnaval, ninguém leva a mal”. O problema é quando os restantes dias do ano são um verdadeiro Carnaval e o dia do Carnaval é apenas um dia!

1907

B-P é a sigla pela qual Lord Baden-Powell of Gilwell é afetuosamente conhecido. Em 1907, B-P fundou o Escutismo, um dos maiores movimentos sociais de fraternidade em todo o mundo. Seguindo princípios da fé cristã, o escutismo cultiva a boa-ação, o aprumo e a retidão. Uma escola de valores, de adesão voluntária, que tem marcado gerações, em mais de duzentos países. Por cá, contamos com quatro agrupamentos de escutas e tivemos curiosidade de os conhecer um pouco melhor e de os trazer até si nesta edição. É o nosso tema destaque!

Esta edição conta ainda com uma grande entrevista a António Mota; uma peça dedicada aos problemas do vício do telemóvel; as propostas do PSD Lousada para a área da saúde; o que dizem os “inquilinos” do renovado pavilhão municipal; um caso de superação da condição de vida de uma pessoa anã; bons exemplos na área do desporto (Parabéns AD Lousada Hockey!), associativismo e cultura; e a opinião dos nossos articulistas. 

Continue a acompanhar-nos desse ou deste lado! Publique a sua opinião n’ O Louzadense. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

PSD Lousada quer rapidez na renovação de estradas

O Partido Social Democrata (PSD) de Lousada, através do seu vereador Fausto Oliveira, confrontou...

Mulheres da Ordem fazem a Festa

Na freguesia da Ordem, a tradição ganhou um novo rosto — ou melhor, catorze. Pela primeira vez, a...

Jovem promessa do futebol feminino dá nas vistas em Romariz

Aos 11 anos, Joana Ferreira começa já a afirmar-se como uma das jovens promessas do futebol...

ACML está a celebrar o 51.º aniversário

A Associação de Cultura Musical de Lousada celebrou ontem, 12 de abril, o seu 51.º aniversário com...

Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes exigem a concretização da Linha do Vale do Sousa

As Juventudes Socialistas de Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira e Paredes juntam-se para...

PSD Lousada afirma a importância da Linha do Vale do Sousa e alerta para falta de envolvimento do Município

Na reunião da Câmara Municipal de Lousada realizada no passado dia 9 de abril, o vereador do PSD,...

CÂMARA DESRESPEITA A OPOSIÇÃO, E COM ELA OS LOUSADENSES QUE A ELEGERAM

A Iniciativa Liberal chama a atenção dos lousadenses para uma situação que, não sendo nova, merece...

MaisVila em grande no Multidesporto em Lousada

O Duatlo Cross Lousada e o Aquatlo Jovem Master Fun transformaram a vila num inédito palco...

O Caminho de Santiago em conferência

O Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, recebeu na noite de ​sexta-feira a conferência...

Leonor Leal é bicampeã em ginástica artística

A ginasta lousadense, Maria Leonor Leal, da Academia de Ginástica de Lousada (AGL), conquistou, no...

Siga-nos nas redes sociais