Nas últimas semanas, todos nós recebemos notificações dos serviços essenciais (telecomunicações, electricidade, gás, entre outros) sobre o aumento das tarifas dos respectivos serviços.
As telecomunicações, sem excepção, terão um acréscimo de 7,8% (nuns casos, com início em 1 de Fevereiro e noutros em 1 de Março).
A decisão das diferentes empresas gerou, entre nós, mais inquietação perante o aumento exponencial do custo de vida que a todos afecta.
No que diz respeito ao contrato de electricidade, este poderá ser revisto, tendo em conta alguns aspectos: aplicabilidade da tarifa social, necessidade da potência contratada, existência de período de fidelização. A alteração de empresa fornecedora poderá trazer-nos reduções substanciais. Podemos usar o simulador da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos como recurso para chegarmos à opção mais vantajosa. Nos novos contractos, o preço mantém-se estável nos próximos 12 meses, não existindo qualquer fidelização. Este processo poderá originar poupanças de 0,01 € até 0,14 € por kVA. A concorrência entre os vários fornecedores do serviço é uma realidade que deverá ser aproveitada, em nosso benefício.
Há ainda a considerar as tarifas sociais; estas são aplicáveis a vários serviços, pelo que, como consumidores, devemos, mesmo na dúvida, contactar o Apoio ao Cliente para percebermos se somos enquadráveis nessas medidas.
Por último, a nível municipal, em Lousada, a referida tarifa social tem aplicabilidade nos resíduos sólidos urbanos e na água, mediante requerimento específico disponível online ou directamente nos serviços camarários.
Ricardo Luís *
Contabilista e Consultor de empresas
* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico
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