por | 28 Fev, 2023 | Saúde, Sociedade

Equipa Comunitária de Saúde Mental de Lousada inicia esta semana

A Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA) de Lousada reuniu na passada quarta-feira com o objetivo de sinalizar o ponto de partida para a atividade clínica e comunitária. 

Esta equipa detém uma composição multidisciplinar englobando um psiquiatra, enfermeiros com especialidade em saúde mental, psicólogo clínico, técnico social entre outros técnicos devidamente formados e pertencentes aos quadros técnicos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e do Município de Lousada em plena articulação com o ACeS Tâmega III- Vale do Sousa Norte.

A ECSM-PA de Lousada segue um modelo sistémico na abordagem das pessoas com doença mental, assegurando que o tratamento decorre na comunidade e, privilegiando o contacto domiciliário, em articulação com os cuidados de saúde primários e serviços de ação social.

A sessão de abertura contou com a presença do Vereador da Saúde, Dr. Nelson Oliveira, o Presidente do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Dr. Carlos Alberto e o Presidente da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, Prof. Eduardo Vilar, uma vez que esta equipa vai ficar sedeada na Junta de Freguesia de Cristelos, num espaço que estava livre e que vai permitir que os técnicos desta equipa possam ficar instalados.

Na sessão de abertura o Vereador da Saúde, Dr. Nelson Oliveira, realçou que “este é um projeto que desde a primeira hora se pretendeu implementar em Lousada, no sentido de dar um maior acompanhamento aos nossos cidadãos com doença mental e que, por razões de diversa ordem, não tem tido o acompanhamento mais adequado”. O Vereador acrescentou ainda que “o objetivo destas equipas passa, sobretudo, por fazer um acompanhamento junto de cada paciente, nas suas casas e intervindo no contexto onde vive, não havendo necessidade de esperar por deslocações ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa”.

Para o Dr. Nelson Oliveira “o estigma associado muitas vezes a este tipo de doenças e a falta de suporte familiar que por vezes existe, é um pequeno passo para que a pessoa se isole, não obtenha o acompanhamento necessário e a sua situação clínica sofra um elevado agravamento, com danos irreversíveis quer para si, quer para o meio onde está inserido e, por esse motivo é aqui que devemos intervir”, deixando ainda um agradecimento ao Dr. Carlos Alberto do CHTS e à equipa de Saúde Mental que agora inicia funções.

Para o Presidente do CHTS, Dr. Carlos Alberto, a ECSM-PA de Lousada foi possível “graças ao empenho demonstrado pela autarquia de Lousada, nomeadamente pelo Vereador da Saúde que disponibilizou todos os recursos para que seja possível ao CHTS e ao ACeS terem aqui uma abordagem integrada na comunidade e que possam desempenhar a sua função de forma descentralizada e junto das pessoas que realmente precisam”, deixando ainda um agradecimento à Junta de Freguesia, na pessoa do seu Presidente, por “entender a problemática com que todo o país se depara na área da saúde mental e prontamente ter acedido ao apelo de congregar na sede da Junta de Freguesia um conjunto de profissionais altamente qualificados para o auxílio a esta população de Lousada”.

A ECSM-PA de Lousada inicia o seu trabalho esta semana, tendo já sinalizadas um conjunto de ações para desenvolver e pacientes para visitar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais