por | 1 Mar, 2023 | Política, Sociedade

PSD/Lousada fez radiografia à saúde: Leonel Vieira quer Urgências mais baratas e novos Centros de Saúde

Mais médicos de família, mais Centros de Saúde, mais apoio do Estado ao serviço de Urgências de Lousada, foram algumas das reivindicações apresentadas em conferência de imprensa pelo PSD/Lousada. A construção de um novo Centro de Saúde na Vila e outro no Vale Mesio, para servir a área Oeste do concelho, são outras medidas apontadas como urgentes.

Numa altura em que a Câmara Municipal se apresta para assumir novas competências de gestão na área da Saúde, a nova Comissão Política do PSD de Lousada reuniu com o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lousada, que é proprietária do Hospital de Lousada, e com o Diretor do ACES – Vale do Sousa Norte, entidade que gere os quatro centros de saúde de Lousada e aqui representa o Ministério da Saúde, para “fazer a radiografia do estado do setor da saúde em Lousada e vimos que há coisas positivas e outras que são preocupantes”, afirmou Leonel Vieira, líder concelhio social-democrata.

Na referida conferência de imprensa houve espaço para elogios ao hospital de Lousada, que “está a prestar um serviço notável aos utentes de Lousada, mas também a muitos de outros concelhos que aqui acorrem. O Hospital de Lousada continua em fase de crescimento, quer em serviços, especialidades, valências, mas também no crescente aumento de utentes. O Hospital de Lousada é hoje uma referência de qualidade na prestação de cuidados de saúde”, salienta o PSD.

O edifício do Centro de Saúde, junto ao Hospital de Lousada, “é pequeno para as atuais valências, para os serviços de saúde que presta, bem como para o número de utentes. Há novas valências que o ACES pretende criar ou ampliar algumas das que já presta, por exemplo na saúde oral, mas não consegue por falta de espaço. Junto ao Centro de saúde também não há terreno disponível para se proceder a qualquer ampliação”, afirma Leonel Vieira. Outros aspetos motivam esta proposta: “o atual edifício tem alguns problemas ao nível da eficiência energética, além de que, o reduzido espaço para estacionamento de veículos automóveis é outro problema, que afeta os utentes e profissionais deste Centro de Saúde e do Hospital de Lousada”.

Perante isto, “o PSD de Lousada entende que a Câmara Municipal de Lousada no âmbito do novo quadro comunitário Norte 20/30 deve apresentar uma candidatura para a construção de um novo Centro de Saúde na Vila de Lousada, para substituir o atual edifício, em local de fácil acesso, com grande espaço para estacionamento, um edifício moderno, funcional e de dimensões suficientes para acolher todas as valências necessárias e atender os utentes com dignidade e qualidade. Esperamos que o Sr. Presidente da Câmara e o Ministério da saúde estejam à altura do desafio. É urgente construir um novo Centro de Saúde na Vila de Lousada, aproveitando os fundos comunitários disponíveis”, declarou o social-democrata.

MAIS MÉDICOS DE FAMÍLIA

Quanto aos médicos de família registamos um grave problema”, lança Leonel Vieira, explicando que “neste momento em Lousada há falta de médicos nos Centros de Saúde, onde há mais de 6 mil utentes sem cuidados de saúde, ou seja há em Lousada mais de 6000 utentes sem médico de família, o que é gravíssimo. Uma parte destes 6000 utentes têm médico atribuído, mas os médicos ou estão doentes e de baixa-médica ou despediram-se”.

A criação de uma USF tipo B em Caíde de Rei “poderá ser a solução, pois é um modelo de gestão mais atrativo para fixar médicos de família e esperemos que, conforme prometido, seja uma realidade a criação dessa valência, pois, como sabemos, no passado recente houve duas tentativas para a criação da USF em Caíde de Rei e que não saíram do papel”.

Mas, no entender de Leonel Vieira, isto pode significar um problema para Meinedo: “o Centro de Saúde de Meinedo passará a ser um Polo da USF de Caíde de Rei, e funcionará apenas das 08h da manhã até às 16h da tarde, quando em Caíde de Rei estará o Centro de Saúde a funcionar até às 20h, numa clara desvalorização do Centro de Saúde de Meinedo, o que se lamenta. Esperamos estar errados, mas o ACES e a ARS continuam a prosseguir o caminho para, mais tarde ou mais cedo, encerrarem o Centro de Saúde de Meinedo. Estaremos atentos na defesa do Centro de Saúde de Meinedo”.

REPÔR O APOIO ÀS URGÊNCIAS

Em 2011 a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte decidiu acabar com os Serviços de Atendimento Permanente (SAP), ou Urgências, entre as 20h e as 08h da manhã, bem como ao fim de semana e feriados. “Tal aconteceu em Lousada, pois o protocolo com a SCM de Lousada para o SAP do Hospital de Lousada foi nesse mesmo ano cancelado. No entanto a SCML, mesmo sem a comparticipação do Estado mantém em funcionamento o SAP durante a noite, ao fim de semana e feriados, mas a 30 euros por consulta, que nem todos cidadãos podem pagar”, alerta o dirigente social-democrata.

Alegando que o mesmo tratamento dado pelo Governo a Lousada não foi aplicado noutros concelhos, Leonel Vieira afirma que “há vários hospitais cujo SAP continua a funcionar com a comparticipação financeira do Ministério da Saúde”. E dá como exemplo o Hospital da SCM de Felgueiras, o Hospital SCM do Marco de Canavezes e o Hospital de Riba D´Ave. “E no caso de Paços de Ferreira, o Centro de Saúde daquela cidade tem a funcionar o SAP aos fins-de-semana e feriados. É hora de em Lousada exigirmos justiça”, declara Leonel Vieira, que reforça essa queixa ao referir que “os cidadãos de Lousada são obrigados a recorrer ao serviço de urgências no HTS – Padre Américo, em Penafiel, ou se tiverem dinheiro podem ser atendidos no Hospital de Lousada da SCML, pagando 30 euros. Esta situação é injusta, intolerável e imoral”.

Reivindicações entregues na Assembleia da República

Leonel Vieira garantiu que irá “reunir com Deputados do PSD na Assembleia da República da Comissão de Saúde, a quem solicitaremos apoio político para junto do Governo defenderem para Lousada as nossas reivindicações”.

O pacote reivindicativo inclui a construção de um novo Centro de Saúde na Vila de Lousada, para substituir o atual, “que já não dispõe das condições mínimas para as atuais e novas valências”; a construção de um Centro de Saúde no Mesio, na área ocidental do concelho de Lousada e a consequente criação de uma USF; garantir que para Lousada venham os médicos “para atender os mais de 6000 utentes que estão sem médico de família”; garantir a criação da USF no Centro de Saúde de Caíde de Rei e garantir que o polo do Centro de Saúde de Meinedo funcione até às 20h; repor o protocolo com a SCML para que o SAP no Hospital de Lousada seja financiado pelo Governo de forma a que os utentes durante a noite, feriados e fins de semana tenham serviços de urgência gratuita ou pagando apenas a taxa moderadora.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Deus deu-me a oportunidade de chorar a cantar”

CLÁUDIA MADEIRA, UMA FADISTA SOLIDÁRIA Cantar com alma e paixão são características de Cláudia...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XIV | Pedra de Armas A pedra de armas, nem sempre presente, na fachada da casa,...

Violência no namoro preocupa encarregados de educação e professores

SIMULAÇÃO DE JULGAMENTO NO TRIBUNAL DE LOUSADA FOI ALERTA E PEDAGOGIA Um grande estudo nacional...

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Siga-nos nas redes sociais