Rua António Pereira Lousada

António Pereira nasceu em 1899 no lugar de Talhos, da freguesia de Silvares, no concelho de Lousada, filho de Bartolomeu Pereira e Emília de Jesus. Em adulto viria a adotar para sobrenome a designação da sua terra natal.

Desde os 11 anos de idade e até aos 25, António Pereira foi funcionário do seu padrinho, o benemérito ourives Joaquim da Silva Neto, na Ourivesaria Neto.

Corria o ano de 1924 quando António Pereira enveredou por uma carreira a solo no comércio do ouro e afins. Inicialmente dedicava-se somente às feiras, que eram os locais de venda por excelência. Não tinha porta aberta ao comércio, mas acabou por fundar a sua própria firma, em Nogueira, adiante de Ponterrinhas.

Nas lides feirantes do negócio do ouro, era conhecido como “António de Lousada”. Tanto assim foi tratado que decidiu-se pelo registo do sobrenome na Conservatória do Registo Civil de Lousada. Com essa designação granjeou prestígio e admiração entre os seus pares e sobretudo na crescente legião de clientes.

Em 1928, instalou residência e loja comercial num edifício na Rua Visconde de Alentem, onde mais tarde estaria o Colégio Eça de Queirós. Em 1941, António Pereira Lousada adquiriu a José Teixeira da Mota o edifício que faz esquina da rua Visconde de Alentem com a Rua Sá e Melo. Nesse local esteve instalada até ao século XXI a Ourivesaria Lousada, que foi uma referência insofismável do comércio e da sociedade lousadense.

António Pereira Lousada tornou-se ourives fabricante, com marca própria, ostentação que era rara nas décadas de 1930 e 1940. Este lousadense registou a marca de fabricante em 1930, na Casa da Moeda. Entretanto, em 1961, para desempenhar funções de avaliador oficial, completou a escolaridade primária, na escola junto aos Bombeiros Voluntários de Lousada. Foi um dos primeiros alunos do professor António Ildefonso dos Santos.

António Lousada foi também um formador e o seu estabelecimento uma verdadeira escola de ourives e de ourivesarias. Ali germinaram a Ourivesaria Teixeira, de Paredes, a Ourivesaria Sousa, de Paços de Ferreira, a Ourivesaria Dâmaso, em Lousada, entre outras.

Foi o primeiro presidente da Associação Desportiva de Lousada, que ajudou a fundar, e participou ativamente nas principais coletividades locais. Foi mesário da Santa Casa da Misericórdia, vereador da Câmara Municipal, dirigente da Assembleia Louzadense, diretor da Adega Cooperativa, membro da Comissão Fabriqueira de Silvares e membro da Comissão de Festas do Senhor dos Aflitos.

António Pereira Lousada foi casado, por matrimónio contraído em 1933, com Amélia Leal da Silva Neto, e tiveram dois filhos, Joaquim Bernardo Neto Pereira Lousada e António Cândido Neto Pereira Lousada. Faleceu no dia 20 de Dezembro de 1974.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Corrida de Homenagem a José Magalhães no dia 1 de outubro

No dia 1 de outubro, domingo, vai realizar-se a Corrida de Homenagem a José Magalhães. As...

Competências parentais: perceções de reclusas que vivem com os filhos na prisão

Opinião de Íris Pinto*, Mestre em Psicologia da Justiça e do Comportamento Desviante O presente...

Fontenário da Sedoura (Boim): memória a preservar.

Há na paisagem edificada um sem número de memórias que me fazem estacar sempre que me deparo com...
Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Siga-nos nas redes sociais