por | 20 Abr, 2023 | Agenda, Associativismo, Sociedade

Jovens de Lousada reúnem-se este sábado para mais uma iniciativa de convívio e preparação para a JMJ 2023

De forma a promover o espírito de grupo entre aqueles que vão participar em agosto na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os jovens das paróquias de Boim, Cristelos, Pias e Silvares estão a ser desafiados a participar num “peddy-paper”, este sábado, em Lousada. A atividade, que pressupõe trabalho em equipa e partilha de conhecimento entre os participantes, coincide com o (re)início da catequese depois da Páscoa.

De acordo com a informação partilhada nas redes sociais, o jogo terá início no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, às 14h00. A partir daí, segundo explica José Luís Freire, membro do Comité de Organização Interparoquial da JMJ, é esperado que os jovens percorram a vila de Lousada, a pé, em grupos de aproximadamente 12 a 15 elementos, parando unicamente nos lugares pré-definidos, de que são exemplo o posto da GNR e o quartel de bombeiros. Para esta última paragem aliás, José Luís Freire revela que foi pedida a colaboração de um operacional, de forma a aproximar os jovens participantes às forças de proteção civil.

“A JMJ 2023 vai envolver milhares de pessoas em Lisboa. A compreensão das forças de proteção civil como forças de auxílio em caso de dificuldade sempre se constitui como uma contribuição de grande valia”, clarifica.  Em todo o caso, a garantia é a de que em cada paragem estarão  sempre “responsáveis/jovens” a preparar atividades para os diversos grupos que cheguem.

Concluído o percurso e superados os desafios, é expetável que o “peddy-paper” termine por volta das 17h00, com o regresso ao Parque Urbano. Até esta quarta-feira, estavam inscritos 60 jovens, entre os 14 e os 20 anos, das quatro paróquias de Lousada. As pré-inscrições fecham no sábado de manhã. Se as condições atmosféricas não o permitirem, a organização informa que a atividade avança uma semana, concretizando-se assim a 29 de abril.

Cortesia da autora Beatriz Ribeiro Leite

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial da edição 98º de 8 de junho de 2023

Sexting Caro(a) cidadão(ã) e encarregado(a) de educação, se ainda não sabe ou ouviu falar de...

Caminhadas no fim de semana

No fim de semana vão realizar-se duas iniciativas no âmbito do Programa Municipal de Caminhadas....

Torneio Xeque-Mate no dia 17 de junho

No dia 17 de junho, sábado, o Município de Lousada organiza o Torneio Xeque-Mate, uma competição...

Projeto “LOUSADA TÉNIS ATLÂNTICO” apresentado na Conferência Mundial de Treinadores da ITF 2023 na Colômbia

O projeto “Lousada Ténis Atlântico” de desenvolvimento de ténis no Complexo Desportivo e nas...

A Sobrevivência dos Gestores

Nos últimos anos, temos visto muitos gestores, sobretudo após longos períodos de tempo de sucesso...

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

Siga-nos nas redes sociais