De forma a promover o espírito de grupo entre aqueles que vão participar em agosto na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), os jovens das paróquias de Boim, Cristelos, Pias e Silvares estão a ser desafiados a participar num “peddy-paper”, este sábado, em Lousada. A atividade, que pressupõe trabalho em equipa e partilha de conhecimento entre os participantes, coincide com o (re)início da catequese depois da Páscoa.
De acordo com a informação partilhada nas redes sociais, o jogo terá início no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, às 14h00. A partir daí, segundo explica José Luís Freire, membro do Comité de Organização Interparoquial da JMJ, é esperado que os jovens percorram a vila de Lousada, a pé, em grupos de aproximadamente 12 a 15 elementos, parando unicamente nos lugares pré-definidos, de que são exemplo o posto da GNR e o quartel de bombeiros. Para esta última paragem aliás, José Luís Freire revela que foi pedida a colaboração de um operacional, de forma a aproximar os jovens participantes às forças de proteção civil.
“A JMJ 2023 vai envolver milhares de pessoas em Lisboa. A compreensão das forças de proteção civil como forças de auxílio em caso de dificuldade sempre se constitui como uma contribuição de grande valia”, clarifica. Em todo o caso, a garantia é a de que em cada paragem estarão sempre “responsáveis/jovens” a preparar atividades para os diversos grupos que cheguem.
Concluído o percurso e superados os desafios, é expetável que o “peddy-paper” termine por volta das 17h00, com o regresso ao Parque Urbano. Até esta quarta-feira, estavam inscritos 60 jovens, entre os 14 e os 20 anos, das quatro paróquias de Lousada. As pré-inscrições fecham no sábado de manhã. Se as condições atmosféricas não o permitirem, a organização informa que a atividade avança uma semana, concretizando-se assim a 29 de abril.

Cortesia da autora Beatriz Ribeiro Leite
Comentários