A Ministra da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, acompanhada da Secretária de Estado da Habitação, Dra. Fernanda Rodrigues, estiveram no dia 2 de maio, em Lousada.
Nesta visita a Lousada, a Ministra da Habitação assistiu à apresentação do projeto vencedor para o conjunto habitacional Hans Isler, composto por 45 habitações, financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O projeto, que vai ficar situado num terreno municipal junto ao posto da GNR de Lousada, engloba dois blocos habitacionais, com uma praça interior dedicada à confluência dos espaços e com uma forte componente de sustentabilidade ambiental, quer ao nível do arranjo arbóreo exterior, mas também no uso de materiais perfeitamente enquadrados neste contexto.
O Presidente da Câmara, Dr. Pedro Machado, afirmou que “é nossa intenção que o projeto do conjunto habitacional Hans Isler seja o primeiro de vários. Sentimos total abertura por parte do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e do Ministério da Habitação para concretizar esta resposta. Começa a haver um problema com a habitação no concelho, muito por culpa do nosso sucesso, ou seja, existe uma procura elevada de casas face à excelente qualidade de vida existente em Lousada, mas isso também leva a que o preço suba. Por esse motivo, estes projetos são estruturais e correspondem à necessidade de habitação a custos controlados”.
A Ministra da Habitação, Dra. Marina Gonçalves, começou por destacar que “visitar Lousada é sempre sinónimo de novos projetos porque aqui existem excelentes parceiros que pensam nas pessoas como prioridade, como é o caso do Município”.
Para a governante “a habitação é um dos pilares do Estado Social e os municípios têm um papel importante porque conhecem o seu território e população muito bem. Tendo também o Estado Central a função de garantir habitação”.
No que respeita a Lousada, a Ministra da Habitação referiu que “existe muita insistência e grande vontade por parte dos responsáveis autárquicos para que os problemas e projetos tenham rápidas conclusões”.
No final da sua intervenção a Dra. Marina Gonçalves destacou que “são dias como estes que dão sentido ao trabalho que desenvolvemos. Por isso, aguardamos mais projetos para serem concretizados em Lousada”.
População do Bairro Dr. Abílio satisfeita com obras de reabilitação
Nesta visita a Lousada a Ministra da Habitação teve oportunidade de visitar o Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, onde esteve em contacto com alguns dos moradores que se mostraram agradados com as intervenções de requalificação que estão em curso.
O Presidente da Câmara de Lousada, Dr. Pedro Machado, salientou o “importante trabalho que tem sido desenvolvido pela Ministra da Habitação em Lousada. Fizemos uma visita ao Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, que necessitava de obras há mais de 20 anos, e que neste momento está a ter as intervenções que os seus moradores e a Câmara ansiavam. Aliás, estivemos à conversa com alguns deles que deram conta do seu agrado”.
Na opinião do Dr. Pedro Machado, “este é um investimento há muito reivindicado que está a revitalizar um espaço tão importante para Lousada. Também o IHRU tem tido um papel preponderante de parceria com o Município. Importa reforçar a ideia de que são importantes a estratégia e o planeamento, mas sem parcerias não é possível concretizar algumas das ideias”.
A Ministra da Habitação foi abordada por moradores do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira que se mostraram bastante satisfeitos com a obra em curso, dizendo que “agora sente-se menos frio dentro de casa no inverno, mas também nos dias como hoje, sente-se muito menos calor”. Para a Dra. Marina Gonçalves, este agradecimento é também para o “Município de Lousada que desde o primeiro dia em que tomei posse, me referiu a necessidade de obras neste empreendimento social. E aqui está para todos verem”.




Comentários