É frequente os gestores terem expectativas elevadas em relação aos seus colaboradores, e ficarem frustrados e desiludidos quando os funcionários não cumprem essas expectativas. Isto acontece porque estas expectativas têm tanto que ver com o gestor como com o colaborador em questão. Quando os seus colaboradores se superam e têm sucesso, isso também se reflecte positivamente em si.
Além disso, é também frequente que os colaboradores se sintam gratos com os seus gestores por estes lhes proporcionarem oportunidades e incentivo. Tudo isto também se revela no estado emocional do gestor. Da mesma forma, quando os colaboradores não cumprem as expectativas, os gestores poderão sentir-se magoados e desiludidos.
Na verdade, as expectativas têm que ver com a própria pessoa, mesmo quando envolvem terceiros; este factor nem sempre é negativo, mas é essencial que cada um tenha noção disso quando esta situação acontece.
No âmbito de requisitos profissionais específicos, enquanto colaborador, estabeleça objectivos realistas no que respeita às suas expectativas. As normas de avaliação de desempenho e as descrições de funções, por muito que possam parecer invasivas e burocráticas, podem ajudá-lo a salvar-se de si mesmo. Assim, quando surgirem problemas, dê dois passos atrás de maneira a identificar claramente os mesmos, empenhando-se em lidar com o problema concreto.
É entusiasmante verificar o crescimento e o desenvolvimento das pessoas e vê-las alcançar o seu potencial. Mas algumas escolhem objectivos de carreira que as suas competências e capacidades não lhes permitem alcançar. Na qualidade de mentor, pode ajudar esses colaboradores a encontrar um caminho mais adequado aos seus talentos ou, então, encontrar soluções para que sigam com sucesso os caminhos que os cativam e motivam
Ricardo Luís * Contabilista e Consultor de empresas
* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico
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