por | 26 Jul, 2023 | Associativismo, Cultura, Sociedade

DAMA são cabeça de cartaz em Lustosa

FESTAS DE LUSTOSA EM HONRA DE S. TIAGO MAIOR

Está a chegar a celebração de um dos santos mais festejados em Portugal, o S. Tiago. No concelho de Lousada ele é especialmente venerado em Lustosa, freguesia que lhe presta tributo de forma efusiva e com festejos sempre muito concorridos e com grande animação. Para este ano está previsto um orçamento de 120 mil euros. O cartaz de artistas tem como nome mais sonante a banda D.A.M.A.

Depois da romaria de S. Gonçalo (no início de junho), Lustosa prepara-se para os festejos em honra de S. Tiago Maior, que acontecem neste fim de semana, embora no dia 25 haja missa por aquele referido santo, pois é essa a data oficial dele.

Um dos momentos altos do ano musical no concelho de Lousada vai ser certamente vivido nesta freguesia, no concerto dos lisboetas D.A.M.A. que são cabeça de cartaz das festas. São autores de alguns êxitos retumbantes da música portuguesa como “Casa” (com Buba Espinho), “Às Vezes” ou “Tempo para quê”, vão fazer as delícias da multidão. Mas o cartaz tem outros nomes dignos de registo, como a banda internacional Kubo Box, que anima a noite de sexta-feira. No sábado há procissão de velas, um espetáculo com Sylvia e suas bailarinas. E a madrugada de domingo chega com um concerto dos feridos D.A.M.A. Os momentos mais importantes de domingo são a Missa Solene e a Procissão, que terá a presença da Banda Filarmonica Vizelense. À noite, na hora do jantar, há a importantíssima Passagem do Testemunho à comissão de 2024. O último grande evento dos festejos consiste nas Marchas Populares, que são uma tradição muito apreciada nas festas de Lustosa.

Na opinião de Diogo Silva, o responsável máximo da comissão de festas deste ano, a parte mais difícil da preparação “é sempre encontrar pessoas que se disponham a ajudar, não só na altura da festa, mas também durante todo o ano, e felizmente temos conseguido e agradeço ao grupo de pessoas que temos”. São 26 pessoas que formam esta comissão, dando o melhor de si para que o evento decorra o melhor possível. Além do referido Diogo Silva, que é o presidente, o cargo de tesoureiro é de Carlos Costa e o secretário é André Machado.

Orçamento de 120 mil euros

Arranjar o dinheiro para custear as despesas e pagar aos artistas, é o principal objetivo dos festeiros: “Fazer festas nas freguesias, como todos sabem, é trabalhoso. Envolve muito trabalho, não há subsídios, nem centenas de lugares de barracas para vender por quanto queremos, mas isso é o que nos motiva todo o ano. Tem que haver controlo do dinheiro e não podemos dar tanto quanto gostaríamos”, diz Diogo Silva.
O orçamento deste ano “ronda os 120 mil euros e a principal receita é o bar da comissão de festas, que esta aberto todo ano aos fins de semana, mas fizemos também vários eventos para conseguirmos ter dinheiro”, afirma.

Entre esses eventos destacou-se a Noite Branca, a Noite de Halloween, os diversos leilões, sobretudo de lenha, as caminhadas e o passeio das motas, as cantigas dos Reis e os Bombos do Natal, tal como o principal de todos, aquele que é o mais importante meio de angariação de verbas, o peditório pelas casas particulares e pelo comércio e indústria da freguesia.
Em relação aos anos anteriores há algumas mudanças que a Comissão não quer revelar para não estragar a surpresa, mas querem “manter as atividades gerais mas também fazemos por ter algo de novo e de diferente”.

Por ser no mesmo fim de semana das festas do concelho, na Vila, perguntamos se isso interfere nas festas de Lustosa e o presidente da comissão disse: “já assim é há muito tempo e claro que seria melhor que não coincidisse, mas estamos a crer que quem é de cá e gosta da sua terra, prefere as nossas festas e tudo vai fazer para nos ajudar; para mim, como Lustosense e certamente como todos os outros, as melhores são em Lustosa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Siga-nos nas redes sociais