A um ano do centenário da criação da Ourivesaria Lousada (fundada em 1924), vários antigos funcionários reuniram ontem para um convívio.
Aquele estabelecimento, há muito encerrado, vai dar lugar a um empreendimento imobiliário Ourivesaria Lousada Residence.
O convívio decorreu num restaurante da vila e contou com a presença de Manuel Sousa, Joaquim Mota, Joaquim Gonçalves, Luís Damâso, Marcelo Ribeiro, Fernando Gonçalves, Henrique Mota, Agostinho Moreira e Jorge Moreira. Todos eles prosseguiram as suas carreiras de ourives ou relojoeiros depois da aprendizagem naquela que foi durante décadas uma verdadeira escola comercial e industrial do setor em Lousada.
No convívio surgiu uma fotografia gentilmente cedida ao Louzadense que retrata um convívio em Murça, em 1959. Na fotografia estão: Luís Damaso, Fernando Magalhaes (pai de Rui Mesquita Magalhães, detentor da marca comercial Ourivesaria Lousada), Joaquim Pinto, Joaquim Teixeira, José Mesquita, António Vieira Teixeira, António Pereira Lousada, Miguel de Magalhães Barros, Neto, Zezinho Teixeira, Garcez, Manuel do Paço e António Magalhães.
Note-se a feliz coincidência da presença de Luís Dâmaso, importante ourives da nossa vila, em ambas as fotografias, separadas por 64 anos.


Comentários