por | 11 Ago, 2023 | Economia, Sociedade

Mercadona está a chegar

Qual a origem desta cadeia de supermercados? E porquê Lousada?

Estas e outras perguntas O Louzadense colocou à responsável regional de relações externas da empresa. Daqui a 3 semanas vai abrir em Lousada a 20.ª loja no distrito do Porto desta cadeia espanhola de supermercados que tem 1.676 lojas em Portugal e Espanha.

Joana Ribeiro começou por dizer-nos que “é um marco muito importante para a Mercadona chegar às 20 lojas no distrito do Porto, uma vez que representa a forte aposta que continuamos a realizar no distrito e no País, no qual prevemos terminar o ano com um total de 49 lojas abertas”. E porquê Lousada? “a escolha de Lousada para a abertura da 20ª loja no distrito do Porto foi uma escolha natural, uma vez que no nosso plano de expansão estamos comprometidos em estabelecer relações de proximidade com os nossos “Chefes” (clientes), e a Vila de Lousada é um local de grande potencial.  Estamos com muita expectativa em relação a esta nova loja e aguardamos com entusiasmo o dia da abertura”.

Localizada perto de uma das rotundas de acesso à Vila de Lousada, junto ao Hospital, a loja Mercadona abre dia 5 de setembro um estabelecimento “com um modelo de loja eficiente, com corredores amplos e confortáveis e com estacionamento exterior e interior no piso de baixo com acesso à loja através de escada rolante”, revelou Joana Ribeiro.

Tem uma área de vendas de cerca de 1.900 m2 com corredores amplos e confortáveis divididos entre as secções de Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Talho, Frutas e Legumes e Pronto a Comer. Com isto a Mercadona procura satisfazer cinco necessidades: comer, beber, cuidado pessoal, cuidar do lar e dos animais.

Os funcionários “esta loja permitiu a criação de 75 novos postos de trabalho, todos com contrato de trabalho sem termo desde o primeiro dia”.

O estudo do mercado, dos produtos e dos clientes a quem denomina de “chefes”, são uma das prioridades inovadoras da Mercadona, por isso “o nosso Modelo de Coinovação, tem como objetivo trabalhar em conjunto com os nossos “Chefes” para adaptar a oferta de produtos que dispomos aos seus hábitos e preferências de consumo. Para isso temos 3 centros de coinovação no país onde realizamos provas-cegas e nos dedicamos a desenvolver produtos inovadores com a máxima qualidade”.

Outro aspeto a relevar é “o modelo social e responsável da empresa, que consiste, além de outras iniciativas, na doação diária de alimentos a uma instituição de solidariedade social local” e a de Lousada será em breve anunciada.

DA ORIGEM À ATUALIDADE

Até chegar aos dias de hoje, com mais de 1600 lojas em Portugal e Espanha, a Mercadona teve um crescimento constante e exponencial a todos os níveis. Tudo começou numa rede de talhos, em Valência (Espanha), há mais de 40 anos, por iniciativa do casal Francisco Roig Ballester (1912-2003) e Trinidad Alfonso Mocholí (1911-2006). Entretanto expandiram para mercearias e no início da década de 1980 os filhos Fernando, Trinidad, Amparo, Juan Roig e a sua esposa, assumiram a liderança dos negócios e fundaram a Mercadona. Em 1990, Juan Roig e Hortensia Herrero passam a deter a maioria do capital da empresa. Conta a história, que a origem do nome Mercadona surgiu quando Francisco Roig, irmão do atual Presidente Juan Roig, se inspirou no nome de uma massa italiana Mercadonna e decidiram tirar um dos “n”.

Uma das muitas importantes inovações implementadas aconteceu em 1982, sendo que esta foi a primeira empresa em Espanha a utilizar o scanner para a leitura do código de barras nos pontos de venda, em 1982. Outro marco digno de ênfase foi atingido em 1999, “quando foram tornados efetivos todos os membros da equipa que, nessa altura, era formada por 16.825 colaboradores”.

Foi em junho de 2016 que a Mercadona anunciou a sua vinda para Portugal e criou a empresa portuguesa Irmãdona Supermercados para operar e pagar todos os impostos no país. A partir desse momento, começou a contratar os primeiros colaboradores portugueses com o objetivo de constituir equipas e começar a criar raízes no país. Até 2019, ano em que abriu o seu primeiro supermercado, a empresa foi formando equipas, conhecendo a sociedade portuguesa e os gostos e hábitos de consumo dos portugueses.

No dia 2 de julho de 2019, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, abriu o primeiro supermercado Mercadona em Portugal, o ponto de partida do primeiro projeto de internacionalização da empresa.

Desde então, a Mercadona não parou de apostar no país e conta já com uma rede de 42 supermercados em 10 distritos (49 até ao final deste ano), mais de 3.500 trabalhadores em Portugal, 1 bloco logístico operacional na Póvoa de Varzim e outro em construção em Almeirim. Além disso, a empresa tem 1.000 fornecedores portugueses aos quais comprou 789 milhões de euros em 2022.

Assim o Louzadense dá as boas-vindas a esta empresa.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Siga-nos nas redes sociais