por | 28 Ago, 2023 | Associativismo, Desporto, Sociedade

Associação Desportiva de Lustosa

Lustosa, uma freguesia com grande potencial desportivo, tornou-se o epicentro de duas modalidades pouco comuns no cenário do desporto em Lousada: o futsal sénior feminino e o atletismo. Graças ao compromisso da Associação Desportiva de Lustosa (ADL), estas práticas têm florescido na região, ganhando mais adeptos e reconhecimento. Conheça mais sobre a história desta entidade.

Rui Santos, Presidente da Associação Desportiva de Lustosa, abordou com toda a sua amabilidade a história da entidade que preside. Natural de Lustosa, reconheceu o potencial inexplorado do desporto na terra e abraçou – em conjunto com outros indivíduos – a 12 de fevereiro de 2013 a Associação Desportiva de Lustosa. 

Bem, antes não era esse o propósito. Inicialmente, a ideia transitava por reerguer o CCRL – antigo clube – que estava com as suas atividades extintas. Contudo, apesar da vontade, as dívidas eram elevadas e não foi possível dar continuidade à entidade. “Decidimos mudar o nome”, principia.

O objetivo era que o trabalho desportivo continuasse, sendo que na época tratava-se somente da prática do futebol. Porém, com o passar dos anos, surgiram outros propósitos – implementação do futsal sénior feminino e do atletismo.

Quanto ao futebol, numa fase inicial, existia apenas a equipa de seniores inscrita na AFAL – associação que trabalha em prol do desporto em Lousada. Todavia, numa fase mais avançada, a ADL federou-se na Associação de Futebol do Porto e os atletas seniores passaram a disputar os campeonatos distritais correspondentes.

Enquanto os atletas seniores deixaram a AFAL, por coincidência, a ADL decidiu inaugurar o futebol de formação sendo disputado na AFAL. “Só tínhamos futebol sénior e em 2017 surgiu um torneio da AFAL de sub 10 e, posto isto, começamos a nossa caminhada na formação”, reforça.

Na época desportiva transata, 2022/2023, a Associação Desportiva de Lustosa albergava os seguintes escalões: sub 6, sub 7, sub 10, sub 12 e sub 15. Na próxima época desportiva, 2023/2024, irá haver mais um escalão: sub 17.

Questionado acerca dos desafios enfrentados ao trabalhar com crianças, de imediato, enaltece o excelente trabalho do coordenador de formação – Jorge Meireles. Naturalmente, têm atletas com diferentes características comportamentais, financeiras … mas incutem sempre o respeito pelos adversários e o fair play como valores imprescindíveis. Além do mais, procuram formar homens para o futuro ao invés de craques.

Quanto à equipa sénior de futebol, a Associação Desportiva de Lustosa pretende na época 2023/2024 alcançar os lugares cimeiros da tabela classificativa. Assim sendo, encontram-se a formar um plantel competitivo com jogadores com experiência de outras divisões, para transitarem da Divisão Distrital para a Divisão de Honra

A nível do futsal, houve uma altura em que a Câmara Municipal de Penafiel em conjunto com a AFAL decidiu realizar um Campeonato de Futsal Feminino (amador) e convidou a ADL a fazer parte do mesmo. Desde então, a associação começou a prática do futsal feminino sénior.

A ADL possuía apenas uma equipa de futsal feminino sénior que é composta por 12 atletas, porém, na próxima época a situação desta modalidade encontra-se complicada porque vários elementos estão a transitar para o futebol de 11. Logo, uma das finalidades da associação (caso não tenham atletas suficientes) passa por deixar o futsal sénior feminino e enveredar pelo futsal feminino de formação. “Vamos ver o que irá acontecer”, refere.

Relativamente ao atletismo, de acordo com o próprio, cerca de 45 atletas marcam presença nesta prática que “dia após dia” recebe mais indivíduos com vontade e disponibilidade para abraçar o desafio. Nesta modalidade existem desde os escalões de formação até aos escalões de veteranos, sendo a formação uma das melhores na região norte.

As instalações da ADL são as mesmas do CCLR, contudo encontram-se remodeladas e melhoradas. O terreno é o mesmo, mas as infraestruturas não. “As obras começaram a ser feitas em 2021. A 1º fase terminou em 2022, permitindo-nos fazer a época passada na nossa casa”, salienta. O sintético foi inaugurado há dias, porém, é necessário ressaltar que as obras ainda não se encontram concluídas.

A ADL nas suas instalações dispõe de uma sede que se encontra ao seu serviço, sendo aberta nos dias dos treinos e jogos das 19h às 22h (por norma). O futebol é praticado nas infraestruturas da associação, o futsal no Pavilhão do Centro Escolar de Lustosa e, por sua vez, o atletismo no Complexo Desportivo de Lousada.

Rui foi um dos fundadores da ADL, ou seja, encontra-se desde o começo e já desempenhou diferentes cargos – diretor e presidente. Primeiramente, foi diretor e em 2019 tornou-se presidente pois o membro que assumia a função decidiu não se recandidatar e os elementos diretivos acharam que este seria uma boa escolha. “O meu sentimento, enquanto presidente, é que ainda há muito trabalho pela frente mas até então o balanço é extremamente positivo”, declara.

Questionado quantos às dificuldades, de imediato, afirma que se estabelecem a nível de recursos humanos – pela falta de pessoal para trabalhar – e a nível financeiro – pela falta de apoio. De forma a colmatar os respetivos, a ADL pretende angariar mais patrocinadores, pessoas particulares, sócios … que possam ajudar.

A nossa importância é elevada, na medida em que nenhuma associação do concelho de Lousada possui equipa de futsal sénior feminino. Ademais, na prática do atletismo só existimos nós e o Macieira. Logo, demonstra a nossa iniciativa em investir nessas modalidades menos difundidas”, finaliza Rui Santos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Há mar e mar, …mas é tempo de Regressar

Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro,...

Agrupamento de Escolas de Lousada vence “Concurso 50 Livros”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura

A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário. Jonhson (2004) Uma biblioteca “recheada”...

Gonçalo Ribeiro vence no Estoril Campeonato Nacional de Velocidade

A quinta jornada pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade 2023 decorreu este...

REVIRAVOLTA MANTÉM LOUSADA INVENCÍVEL

A AD Lousada recebeu e venceu a formação do Águias de Eiriz por 2-1, num jogo difícil mas...

Praça D. António de Castro Meireles

No coração da Vila, esta praça está circundada pela praça da República, rua Visconde de Alentém e...

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Siga-nos nas redes sociais