por | 29 Ago, 2023 | Agenda, Educação

Jornadas para “Renovar o olhar sobre a docência, a escola e a educação”

Nos dias 7 e 8 de setembro, quinta e sexta-feira, realizam-se as X Jornadas da Educação, no Auditório da Escola Secundária de Lousada.

A sessão de abertura vai ser da responsabilidade do Vereador do Pelouro da Educação, Dr. António Augusto Silva, a que se juntas os diretores dos agrupamentos de escolas do concelho e o Diretor do CFAES Sousa Nascente, Prof. António Campos.  

A primeira comunicação vai ser proferida pelo Dr. Luís Portela, da Fundação BIAL e tem como mote “Ciência, Espiritualidade e Educação”.

“Portugal Inovação Social: balanço, aprendizagens e impactos” é o tema apresentado pelo Dr. Filipe Almeida, representando Portugal Inovação Social.

Os trabalhos da manhã ficam completos com a intervenção do Dr. Jorge Humberto Dias, das Happy Schools, que vai abordar “Os professores em burnout, alunos com bullying e pais sem tempo. O modelo Happy Schools (UNESCO) e o salário emocional”.

Durante a tarde vão realizar-se diversas Oficinas Temáticas, que vão funcionar em simultâneo. “Construir uma escola feliz: estratégias práticas de intervenção” vai ser apresentada pela Dra. Leonor Viegas, “Língua Gestual Portuguesa (LGP)” é da responsabilidade da Dra. Diana Costa Sampaio, e “Matemática e Futebol na Sala de Aula: Metodologias Criativas para o Ensino Básico” é o tema de apresentação do Dr. Celestino Magalhães.

A Dra. Adriana Sampaio e a Dra. Ana Paula Costa vão apresentar “Gestão de Conflitos em Contexto Escolar”, e o Dr. Francisco Gil vai falar de “Invertebrados: pequenos seres, grandes lições”. “O património vernacular: uma ferramenta pedagógico-didática no ensino da História” é o tema da apresentação do Dr. Cristiano Cardoso, e vai também se efetuada uma apresentação relativa à “Literacia Financeira”, pelo Banco de Portugal.

“Dos profissionais às crianças: O Projeto ProW na promoção do bem-estar em contextos educativos” é o tema apresentado pelo Dr. Filipe Piedade e pela Dra. Ana Lemos. A Dra. Matilde Monteiro vai falar sobre “Jogos Tradicionais”.

Na sexta-feira, dia 8, os trabalhos têm início pelas 9h00 com a conferência “Para um novo olhar sobre o professor e a educação”, pelo Dr. Jorge Olímpio Bento, da Universidade do Porto.

“Filosofia para crianças”, um dos projetos desenvolvido pelo Município de Lousada, vai ser apresentado pelo Dr. Tomás Magalhães Carneiro. A Dra. Celeste Simões, da Critical Thinking, vai falar sobre “Educar para a resiliência e para o bem-estar: Da teoria à prática”.

O último painel tem como mote “Inteligência Artificial: realidades e desafios” e é da autoria do Dr. Davide Carneiro, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – Politécnico do Porto, e do Dr. Vítor Carvalho, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. A moderação vai ser realizada por Hélder Quintela.

O encerramento das X Jornadas da Educação vai estar a cargo da Dra. Maria do Céu Rocha, Vereadora da Ação Social da Câmara de Lousada.

As inscrições para a participação nas Jornadas podem ser realizadas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefUJUAH-s1NspqbMX-LPhclJmxnLK1sEBLZYohgmzzu5fmrw/viewform?pli=1

Importa ainda salientar que as Jornadas são acreditadas pelo CCPFC, para pessoal docente, e pela DGAE, para pessoal não docente, como formação contínua de 12 horas.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais