A colaboração é o Santo Graal do professor bibliotecário.
Jonhson (2004)
Uma biblioteca “recheada” de livros novos, com qualidade e diversidade, que desperta o interesse nos seus leitores é decisiva para a promoção do gosto pela leitura e fator decisivo para o aumento dos hábitos de leitura.
Vivemos tempos difíceis: a pandemia, notícias falsas, narrativas alarmistas, falta de verbas… Diante destes cenários, precisamos nos reinventar, diariamente, aprender formas de enfrentar obstáculos que se nos vão apresentando. Nem sempre os recursos financeiros abundam, mas foi assim que as professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Lousada, Isabel Ribeiro e Graça Coelho, entenderam “dar a volta por cima”… Em julho, no final do ano letivo anterior, inscreveram a nossa biblioteca no “Concurso 50 Listas de Leitura”, promovido pelo PNL. Esta candidatura tinha como objetivo fomentar a diversidade de sugestões de leitura em função dos perfis de leitores de cada escola, incluindo alunos, corpo docente e não docente. A nossa maior premissa seria, sem dúvida, reforçar o fundo documental das sete bibliotecas, das sete escolas do nosso agrupamento, de forma a permitir a sua atualização. Arregaçámos, logo, as mangas!…

Tudo foi feito para submetermos uma lista de 100 títulos, com as devidas informações bibliográficas: autor, título, editora, data de edição. Os títulos que integravam a lista não tinham de constar, obrigatoriamente, no catálogo do PNL e as 50 listas que melhor refletissem os critérios de seleção seriam as vencedoras. A saber: o conjunto de títulos sugeridos deviam ser para todas as idades e para todos os perfis de leitores do agrupamento; no mínimo 80% dos títulos deviam ter sido editados nos últimos cinco anos; era obrigatório as listas incluírem romance, conto, banda desenhada, álbuns, diários, memórias, teatro e poesia; ainda uma diversidade de géneros de não-ficção – biografia, reportagem, ensaio, enciclopédia, fotojornalismo, informativo, entrevista. Não podia ser esquecido, também, que as listas deviam incluir livros que representassem a diversidade de género, modelos de família, religião, tecido social; a sua diversidade gráfica – ilustração e composição tipográfica.
O nosso método foi trabalharmos em equipa, porque isso só traz vantagens! Fomos conversando e reunindo, parcelarmente, títulos de livros com interesses diversos e transversais, desde o pré-escolar ao secundário, passando pela educação especial e pelo corpo docente e não docente, claro está!
Os professores bibliotecários devem partilhar soluções que permitam obter bons resultados em prol de um objetivo comum. É um incentivo que favorece sinergia no trabalho e que resulta numa sensação de realização que alimenta o nosso desempenho.
Foi assim que o nosso agrupamento venceu este concurso. Não podemos dizer que é muito, mas este prémio de 2000€ veio mesmo a calhar!
Professoras Bibliotecárias do Agrupamento de Escolas de Lousada



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