Setembro é, por norma, o mês de regressar: regressar às rotinas habituais, ao trabalho e, claro, às aulas. Contudo, «Regressar» implica o início de um processo de transição de rotinas mais descontraídas por rotinas que necessitam de um maior rigor.
Apesar das várias exigências que este período acarreta, lembre-se que ao longo do ano vamos fazendo transições, mais ou menos conscientes. O regresso após o período de férias é apenas mais uma transição. Será importante lembrar-se das competências que utiliza em outros períodos de transição (e.g. mudança de horário, mudança de estação primavera-verão,…) adaptando-as ao momento presente.
Para as famílias que estão neste momento a regressar às rotinas habituais ficam aqui as seguintes dicas:
- Planeie uma adaptação gradual às novas rotinas. Por exemplo, quinze dias antes de iniciar o período escolar, regule o sono de toda a família ao irem dormir mais cedo;
- Envolva ativamente as crianças no regresso à escola: faça visitas à escola nova, se for o caso; promova o contacto entre colegas de turma; escolha em conjunto e de forma tranquila o material escolar a adquirir;
- Defina um calendário semanal para toda a família onde estejam incluídas as tarefas a realizar nestes tempos pós-férias mas também os momentos de lazer e descontração.
Lembre-se que todo o regresso implica um processo que deverá, por si só, ter um início e um fim. No entanto, se for difícil para si lidar com as exigências desta fase não se iniba de expressar isso mesmo.
Procure ajuda.
Comentários