por | 25 Nov, 2023 | Espaço Cidadania, Sociedade

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO

Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos), Cecília Mendonça, de 34 anos, é uma fisioterapeuta que adora desporto. Começou na patinagem artística, depois foi para a natação e polo aquático (onde ganhou títulos e foi internacional por Portugal), passou pelo ciclismo, crossfit, atletismo e, recentemente, lançou-se com o marido, Joca Gonzaga, na exigente modalidade do triatlo.

A influência da mãe, Fátima Queirós, foi marcante para Cecília, que herdou esse gosto pelo desporto. “A primeira modalidade que pratiquei foi Patinagem Artística quando ainda não tinha completado 5 anos de idade e representei o Lousada Académico Clube (LAC) em várias provas nacionais e regionais”, começa por referir.

Mais tarde, com a construção das Piscinas Municipais, iniciou-se na natação, em provas regionais e nacionais, e representou Lousada nos Jogos Internacionais da Juventude, “nos quais arrecadei várias vitórias”, diz com orgulho. Os troféus ao longo da carreira já são muitos.

Por volta dos 12 anos integrou a primeira equipa feminina de Polo Aquático em Lousada. “Conseguimos conquistar várias competições regionais e nacionais, das quais destaco um Bicampeonato nacional pelo Lousada Séc. XXI e uma Taça de Portugal de Polo Aquático pelo Clube Fluvial Portuense (CFP) onde ingressei mais tarde”, recorda Cecília Mendonça. Durante esse período conseguiu um feito que é sempre de enaltecer, a participação na Seleção Nacional em estágios e Campeonatos Europeus e, no último ano de competição, já estudante universitária, participou na Liga dos Campeões pelo CFP.

Por influência do marido, pentacampeão de Portugal de kartcross, também experimentou o desporto automóvel e participou “em várias provas de Resistência de Rallycross pela equipa Afinauto Competições”.

Nos anos pré-pandemia dedicou-se ao Crossfit e, “motivada pelo Joca, comecei depois a dar umas voltas de BTT e mais tarde no ciclismo de estrada e o BTT, tendo já participado em passeios e alguns Granfondos, mas sem motivação competitiva”, acrescenta. Durante este período também foi praticando atletismo e participou em corridas de 10km e, imagine-se, recentemente completou a primeira Meia Maratona no Porto.

A aventura mais recente é o triatlo. Uma modalidade muito exigente, que combina natação, ciclismo e atletismo. “Eu sugeri ao Joca, numa brincadeira, como forma de fazermos desporto em conjunto, quando ele pensou deixar o kartcross. Eu praticava todos os desportos do triatlo, mas ele saiu da zona de conforto e teve de começar mais a sério na natação”.

Os planos para 2024 estão a ser delineados, mas Cecília adianta que “esperamos fazer algumas provas da Taça de Portugal e Campeonato de Portugal, mas ainda não temos nada definido porque ainda não existem calendários. Apenas faremos provas federadas, mas a prioridade é desfrutar do desporto sem grandes objetivos competitivos”.

É UMA VOCAÇÃO FAMILIAR

O marido de Cecília é também ele um desportista, mas não foi isso que os uniu. “Quando nos conhecemos, eu jogava Polo Aquático, mas o Joca não praticava nenhuma modalidade e apenas acompanhava alguns jogos. Mas sem dúvida que depois de estarmos juntos foi algo que nos uniu e faz parte da nossa vida, das nossas rotinas e dos nossos miúdos, que também já andam de bicicleta, praticam natação desde os primeiros meses de vida e o mais velho está agora a descobrir o futsal”.

Tudo isso é viável numa localidade onde o desporto tem muitas opções. Mas nem sempre foi assim: “No meu tempo de adolescente havia poucas modalidades, sobretudo no género feminino, mas hoje há muita oferta. Creio que Lousada é um sítio ideal para desportistas porque temos desde a piscina ao complexo desportivo”.

A propósito, Cecília Mendonça refere que “temos muitos atletas que poderiam competir tanto no triatlo como no duatlo e é uma pena que não exista a modalidade em Lousada. Sei que o Joca está a pensar algo nesse campo, mas fica aqui a sugestão porque não há nada melhor que representar as cores da nossa vila”, conclui em jeito de repto para os demais praticantes de desportos.

PREDILEÇÃO PELO POLO AQUÁTICO

De todas as que já praticou, o Polo Aquático é a sua modalidade predileta: “tenho um gosto especial por todos os desportos que pratiquei, mas posso dizer que o Pólo Aquático é a minha preferida. É um desporto coletivo, onde fiz amizades, numa fase muito boa da vida: a adolescência.”, explica e salienta que esta modalidade deu-lhe “ maturidade, autoestima, mais disciplina, mas acima de tudo ajudou-me a lidar com o sucesso e, principalmente, com a frustração”.

Cecília Mendonça (triatlo)

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Já começaram as movimentações para formar a Comissão de Festas

Romaria da Senhora Aparecida O artigo da anterior edição do nosso jornal, sobre a ausência de...

Editorial 115 | Silêncio

A 26 de fevereiro de 1954 nascia Mário Fernando Ribeiro Pacheco Fonseca, figura incontornável da...

Direção ameaça entregar chaves do clube se não houver acordo com autarquia

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA A ADL está em modo de «gestão a prazo», pois a atual Direção já...

Lousada recebeu entrega de prémios da AT Porto

Retomou-se, no passado dia 3 de Fevereiro, a habitual cerimónia de entrega de prémios da...

Peça de teatro promove a sensibilização e prevenção rodoviária nos mais novos

A nova edição da campanha de sensibilização, que transforma as crianças em agentes de segurança e...

Jantar-Comício do Partido CHEGA traz André Ventura a Lousada

O Presidente do Partido CHEGA, André Ventura, marcará presença no jantar oficial de campanha do...

Santuário de São Gonçalo de Lustosa

Lustosa é uma parcela do concelho de Louzada que gosto de percorrer e apreciar, mormente a...

Professor de artes é “artista de horas livres”

Joaquim Alexandre Ribeiro: A moldar lousadenses pela arte O professor Joaquim Alexandre Nunes...

Amanhã virás Sol, amanhã virás

ABRIL LOUZADENSE (IX) Um dos maiores vultos portugueses da luta contra a ditadura foi o...

O verdadeiro voto útil e a matemática do “Chega” para lá

Dúvidas ainda houvesse sobre a importância do projecto da Aliança Democrática (AD) e da...

Siga-nos nas redes sociais