por | 1 Dez, 2023 | Opinião, Ricardo Luís

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da longa tradição das misericórdias e de outras instituições de solidariedade social, existe um elevado número de cooperativas, de associações — empresariais, profissionais, sindicais, culturais, desportivas e recreativas. Nos últimos anos, vieram ainda juntar-se áreas e causas como o combate à pobreza e à discriminação, a defesa da igualdade de género e de direitos de minorias, assim como várias confissões religiosas, entre outras iniciativas da sociedade civil. Todas elas não só pelo crescente peso e dimensão que têm na economia, mas também devido ao papel louvável que desempenham nas comunidades onde se inserem, alicerçadas, muitas vezes, em parcerias com os municípios, impulsionam significativamente as dinâmicas cultural, desportiva, social e educativa, entre outras.

As ESNL contam com um elevado número de voluntários, empregam muitos milhares de pessoas e movem anualmente centenas de milhões de euros.

Os municípios, com larga experiência no apoio e na cooperação com as ESNL, no âmbito das suas competências e estratégias, valorizam esse esforço ao reconhecerem, apoiarem e incentivarem o desenvolvimento daquelas entidades.

Algumas vezes, com base em «Regulamentos» — por exemplo, os Orçamentos Participativos — criam-se programas municipais de apoio ao associativismo, nos quais se definem objectivos e estratégias, mas também normas e procedimentos para regular e operacionalizar, de forma transparente e rigorosa, a atribuição e a concretização dos apoios.

O quadro legal de funcionamento destas instituições em termos contabilísticos e financeiros é complexo. Apresenta diferenças significativas e, por vezes, lacunas, não só em relação às entidades públicas, mas também em relação ao tecido empresarial privado. Sofre ainda de dificuldades adicionais, relativas ao enquadramento e às constantes alterações legislativas.

Ao receber esses apoios (geralmente na forma de subsídios monetários), as ESNL deveriam sentir uma maior necessidade de prestação de informação contabilística relevante, cumprindo assim um dos requisitos regulamentares, evidenciando, desta forma, (ainda mais) transparência no processo. O reporte financeiro e outra informação complementar não devem ser uma questão menor, antes pelo contrário, devem constituir um factor importante para o aumento da transparência e legitimidade. As demonstrações financeiras (DF) estão, actualmente, normalizadas e, portanto, definidas para cada tipo de ESNL, assumindo especial relevância ter (ou não) um volume de negócios superior a 150.000 euros.

Raramente, os municípios dispõem de quadros técnicos especializados (com formação económico-financeira) adstritos exclusivamente aos processos de atribuição, acompanhamento e fiscalização dos apoios concedidos. Consequentemente, as DF pouco influenciam a atribuição dos apoios. Desta forma, a função daquelas reduz-se à condição de requisito.

O voluntariado e a «carolice» caracterizam os responsáveis das ESNL e a inerente falta de formação específica dos mesmos peca por escassa. No entanto, é de louvar a criação de Gabinetes de Apoio ao Associativismo para um aumento da transparência nos processos.

Ricardo Luís

Contabilista e Consultor de empresas 

* Escreve mediante o antigo acordo ortográfico

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais