Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações empresariais, associações de consumidores, associações culturais, associações desportivas, entre outras. Qualquer associação que exista visa a junção de pessoas ou empresas em prol de objetivos comuns, promovendo assim a superação de dificuldades.
O Associativismo é considerado uma mais-valia no desenvolvimento da sociedade dado que promove uma organização com vista à cooperação, à solidariedade, à responsabilização e à intervenção dos cidadãos nas mais variadas áreas da vida social, sendo um importante meio para exercer a cidadania.
Contudo, ainda nos questionamos sobre quais são efetivamente as vantagens de nos juntarmos a associações, respeitarmos os seus códigos de conduta e cumprimos com as suas agendas. Fazer parte de uma associação exige compromisso e responsabilidade; compromisso para com as suas agendas, para com a procura de soluções; compromisso e responsabilidade para com as suas pessoas. Estarmos envolvidos em associações permite também alimentar em nós o sentido de pertença a um grupo com o qual nos identificamos em termos de valores e de moralidade.
Ser parte integrante de uma associação dá-nos a sensação de maior valor pessoal, maior facilidade na busca e conquista de objetivos em comum; sendo, posteriormente, celebrados em conjunto por todos os elementos associativos. Qualquer busca por um objetivo é muito mais prazerosa em conjunto do que de forma individual, sendo possível um alcance muito maior da sua atuação.
Já assim diz o velho provérbio: Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir mais longe, vá acompanhado.
Andreia Moreira
Psicóloga













Comentários