por | 11 Jan, 2024 | Cultura, Sociedade

Daniel Pires encabeça lista para as Festas Grandes

Desde Outubro que o nosso jornal vinha chamando a atenção para a falta de uma comissão de festas que se propusesse atempadamente a organizar os festejos em honra do Senhor dos Aflitos em 2024. O tempo foi passando e a preocupação avolumou-se em vários setores da sociedade lousadense. Esta semana, um lousadense ligado às lides religiosas daquele evento decidiu avançar com a formação de uma lista.

O vazio que estava instalado na preparação das Festas Grandes parece ter sido um incentivo para que Daniel Pires decidisse avançar para suceder a Filipe Costa na liderança da festividade concelhia, que se realiza no último fim de semana de Julho. Ainda jovem, este lousadense está a reunir uma lista de voluntários para propor a mesma à organização das Festas Grandes de Lousada em 2024.

Com antepassados ligados à organização dos festejos ao Senhor dos Aflitos, Daniel Pires tem também, ele próprio, experiência neste âmbito, principalmente nas cerimónias solenes, onde se destaca a procissão e os atos de descida e subida do Senhor dos Aflitos do seu altar. Sem se querer alongar muito, adiantou ainda que “falta-nos tempo para preparar umas Festas Grandes como devem ser, mas se calhar vão ser mais pequenas”. Explicou que “o programa poderá ser mais curto que o habitual, mas o que é certo é que proponho-me avançar para que não nos faltem as nossas Festas”.

“A falta de uma comissão nesta altura do ano fez-me avançar”, confirmou ao Louzadense. O projeto ainda está numa fase inicial, mas já foi apresentado ao senhor Padre e à Câmara. Embora não esteja instituído oficialmente, é prática corrente entregar a lista ao pároco e este conferencia com o presidente do executivo camarário, saindo daí o veredicto. Foi o que aconteceu esta manhã. Após a realização de uma reunião entre as três partes, no edifício dos serviços técnicos da Câmara Municipal, confirmou-se a aprovação da lista de Daniel Pires, Paulo Magalhães e José Coelho para organizar os festejos.

“Já vamos tarde, mas mais vale tarde que nunca”, disseram os festeiros após a reunião de aprovação com o presidente da câmara Pedro Machado e o padre Paulo Godinho.

Daniel Pires (à esquerda), Paulo Magalhães (ao centro) e José Coelho (à direita)

1 Comment

  1. Graça Capela

    Bom dia gostaria de voltar a trabalhar na vossa festa como trabalhei no ano passado com uma barraca de caipirinhas e afins por favor aguardo um contato vosso sem mais desde já o meu muito obrigado 912373742

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais