por | 12 Jan, 2024 | Associativismo, Sociedade

Bodas de diamante enubladas

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DE LOUSADA FAZ 75 ANOS

A Associação Desportiva de Lousada (ADL) está a viver o 75.º ano, num clima de nebulosidade onde o vazio diretivo pode estar no horizonte. Sobre a génese da coletividade desportiva mais representativa do concelho importa dizer que o primeiro recinto de jogos, o saudoso “campo da Boavista” ou “campo da Feira”, foi inaugurado há 90 anos, em 1934, tempo esse que nos remete para a equipa lousadense de então, que se designava Lousada Futebol Clube (LFC).

Na sequência de dissidências no seio do LFC, por falta de atividade, surgiu o insípido Sporting Club de Lousada. O primeiro e único jogo deste agrupamento aconteceu com o Longra (3-3). Por esta altura, o jogador Miguel Barros transferiu-se para o Freamunde, onde esteve 8 épocas, seguindo depois para o Penafiel onde terminou uma carreira, em que se cotou como um exímio futebolista.

Formada por alunos do Colégio Eça de Queirós, foi criada a Académica Lousadense, também com duração curta, mas que seria a génese da Associação Desportiva de Lousada. No seu primeiro desafio jogou e perdeu por 3-2 com o Aparecida. Numa entrevista antiga, o guarda-redes António Magalhães referiu a propósito que «o Amílcar (Neto) esteve infeliz; parecia um avançado do Aparecida, porque marcou dois golos na minha baliza!». Foi a seguinte «linha» que atuou nesse jogo: António “Toninho” Magalhães; Zé Padeiro e Amílcar Neto; Soares, Toninho e Raúl; Castro Neves, Arnaldo Magalhães, Zéca Neto, Manuel Carvalheiras e Rolando. No dia da Feira das Oitavas (26 de Dezembro) desse ano de 1948, um grupo de lousadenses decidiu criar a Associação Desportiva de Lousada. Desse grupo faziam parte José Domingos de Araújo Dias, António Coelho, Clemente Ribeiro Bessa, Belmiro Moreira Marques, António Pereira Cardoso, Paulino Pereira Neto, entre outros. 


Uma paixão que dura uma vida inteira

O presidente Sandro Sousa sublinha que “foi em 26 de dezembro de 1948, dia marcante na dinâmica social do concelho, que a Associação Desportiva de Lousada (AD Lousada) foi criada por um grupo de Lousadenses aficionados do futebol e apaixonados pela sua terra, que deram o pontapé de saída numa associação, que se transformou no maior clube desportivo do concelho de Lousada nestes 75 anos de aventuras”.

Sandro Sousa

“Como eu, ao longos destes anos, milhares cresceram com os valores e com as vivências, dentro das quatro linhas, nos balneários, nas bancadas, em cada jogo, em cada campeonato, nas subidas de divisão e nas vitórias, nas descidas e nas derrotas”, enaltece o dirigente.

E acrescenta de forma enfática que “como na vida, também neste clube temos altos e baixos, mas mostramos sempre a resiliência de quem nunca desiste, de quem disputa cada lance, como se fosse o último de uma final”.

Faz questão de “realçar todos os que construíram este património, desde os atletas que vestiram as nossas cores, aos treinadores e todos os restantes colaboradores que dedicadamente contribuíram para tantas e tantas vitórias, aos dirigentes que com muito sacrifício pessoal e familiar mantiveram a chama da ação e da ambição sempre viva e aos nossos sócios e adeptos que são os que mais vibram com cada lance e oportunidade de golo, apoiando as nossa equipas nos bons e nos menos bons momentos”.

Numa referência à herança familiar afirma que “nesta data, recordo com emoção, a mão do meu Pai, que me guiava Domingo após Domingo e me mostrou um amor à minha terra, ao nosso símbolo e às nossas cores, que perdurará para sempre. Desde os primeiros anos de vida que vibro com cada golo, com cada vitória, com cada conquista. Desde o pelado, ao relvado, desde o Estádio da Boavista, ao novo complexo, as equipas mudam, os nomes alteram, mas a paixão redobra a cada ano que passa”.

Com emoção, Sandro Sousa salienta que “é nosso desafio coletivo, fazer perdurar na eternidade, de geração em geração, os valores desta instituição. Muitos outros desafios se colocarão num futuro próximo, uma nova ambição está em marcha, sejamos nós veículos deste novo percurso. Se no plano desportivo, a solidificação de um novo paradigma, com a aposta na formação é prioritária, no plano associativo, a verdadeira vitória será a recuperação da nossa sede social”

E a concluir lança um entusiástico “Viva o Lousada!”.



Cenário preocupante antecede Assembleia Geral

A falta de listas concorrentes ao ato eleitoral marcado para sexta-feira (amanhã) causa preocupação em torno da ADL. Deste sentimento deu conta ao Louzadense o presidente da Assembleia Geral, Jorge Magalhães.

Jorge Magalhães

O que se poderá expectar desta assembleia geral é segundo este dirigente é “a eventualidade da atual Direção se predispor a ficar em gestão até à nova convocatória de um ato eleitoral ou prolongar o seu próprio mandato, se assim for aprovado em plenário”. Além disso, o responsável pela Assembleia Geral diz que a alternativa pode ser “a constituição de uma comissão administrativa que faça a gestão do clube até à realização de novo ato eleitoral”.

“Tendo em conta a grande atividade que o clube tem, quer seja na área formativa, com muitos jovens, como também na competição da sua equipa principal, gera-se aqui um vazio que é complicado, direi mesmo preocupante”, sublinha Jorge Magalhães, que apela à mobilização da massa associativa para intervir nesta questão. “Entendo que os associados devem ter aqui, como o fizeram noutras alturas, uma atitude de apego ao clube no sentido de ajudar a encontrar uma solução”, concluiu.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Piscinas sobrelotadas: expandir ou construir?

EMPREENDIMENTO AQUÁTICO TEM 27 ANOS As piscinas de Lousada foram inauguradas em 1997, numa altura...

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

Siga-nos nas redes sociais