por | 16 Jan, 2024 | Sociedade, Uncategorized

Bombeiros de Lousada sonham construção de novo quartel

O presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros de Lousada, Antero Correia, considerou que a construção de um novo quartel para aquela corporação é a maior necessidade que têm, adiantando que já estão a ser dados “os primeiros passos” para a sua construção.

“A maior necessidade que temos neste momento são instalações novas. Estamos conscientes que vai ser um investimento bastante avultado, mas já estamos a dar os primeiros passos com a angariação dos terrenos e vamos com o projeto para a frente”, adiantou Antero Correia durante a entrega de um donativo da empresa lousadense Artdecodecor by Marina Melo, decorrente da Campanha de Natal, que decorreu nos meses de novembro e dezembro, compreendendo 10% das vendas a reverter para os Bombeiros Voluntários de Lousada.

“Neste momento não temos instalações com o mínimo de condições para albergar os bombeiros, com espaço para permitir os meios necessários de formação, parque para viaturas e mais espaço para melhor acessibilidade na capacidade de prestar socorro”, identifica, considerando que é preciso avançar com a construção do novo quartel, contando com o apoio de todos, nomeadamente do tecido empresarial de Lousada.

“Não podemos ficar exclusivamente dependentes ou à espera de fundos comunitários, temos que dar o passo, vamos ter que pedir apoio de todos os lousadenses, nomeadamente dos seus empresários, no sentido de angariar os fundos necessários para se avançar com a construção de um novo quartel necessário para fazer face ao crescimento da população e às indispensáveis condições de socorro”, refere.

“Todos os dias temos muitas necessidades, elas são constantes, e os equipamentos de proteção individual para os bombeiros é uma necessidade regular que exige a nossa permanente atenção. Os nossos bombeiros vão para as ocorrências e têm que ir protegidos, as viaturas têm que estar sempre operacionais, sempre disponíveis com todos os equipamentos necessários, com todo o material de apoio ao socorro, equipamento clínico”, comenta Antero Correia, ressalvando que a gestão da corporação de bombeiros comporta um investimento avultado e os apoios públicos são insuficientes para fazer face a todas as despesas, muitas vezes, enaltece, colmatados com apoios financeiros comparticipados por empresas locais.

O presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada, acompanhado do adjunto do comando, César Couto, recebeu dos responsáveis da empresa de decoração de interiores Artcodecor, Bruno e Marina Melo, um donativo correspondente à iniciativa da Campanha de Natal em que 10% das vendas revertiam para os Bombeiros de Lousada.

“Sempre que alguém nos bate à porta e pretende dar o seu contributo aos bombeiros é motivo de grande regozijo e esta foi uma daquelas sensações boas que recebemos”, realça Antero Correia, reconhecendo que “não estamos muito habituados que muitos empresários nos batam à porta para nos fazer uma oferta, mas ao contrário, nós é que vamos ao encontro, na tentativa, sempre bem acolhida, de angariar alguns donativos”.

“Foi muito bom e agradeço pela iniciativa. De facto, não há muitas pessoas, muitos empresários, com este espírito de vir ao nosso encontro para desenvolver uma campanha que possa contribuir de alguma forma para os bombeiros e nós efetivamente muito precisamos de apoios”, acentua, enumerando os imensos gastos que a associação, com um corpo ativo constituído por 93 bombeiros, tem que suportar.

A Artdecodecor by Marina Melo estabeleceu um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Lousada com a finalidade de impulsionar, no âmbito da Campanha de Natal, a oferta de 10% do valor das vendas para aquela corporação, enaltecendo assim a sua ação na prestação de cuidados de saúde e salvaguarda do socorro.

“A proximidade, uma vez que o nosso atelier se encontra em frente ao quartel e nos permite constatar o movimento e a intervenção ágil dos nossos bombeiros, e porque todos os dias eles estão lá a fazer o melhor de si, quisemos, com este gesto simples, demonstrar que estamos solidários e embora hoje possamos não precisar, amanhã podem fazer toda a diferença”, explicam, Bruno e Marina Melo, a razão desta iniciativa em favor dos Bombeiros de Lousada.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais