80 por cento não confia

Ao analisar o estudo da PORDATA confirma-se o que sabemos: os portugueses não confiam nos partidos. A percentagem é muito preocupante: 80%. Nem conseguem militantes em número razoável: apenas 200 mil portugueses são filiados em partidos. (2%).

Naturalmente que esta preocupante realidade afeta a representatividade daqueles que conduzem os destinos do país. Cada vez são mais aqueles que decidem não votar. Cerca de metade dos eleitores não vota!

“O fim dos partidos políticos?”. O insuspeito e sempre irreverente histórico socialista António Barreto afirmou-o há poucos dias. “Esta eleição veio acelerar o desaparecimento dos partidos políticos. Pelo menos, tal como os conhecemos durante décadas”. É a sua conclusão. Que deve merecer reflexão. Mas, estará o insuspeito António Barreto a afirmar o que sente a grossa maioria dos portugueses? A elevada abstenção não deixa dúvidas. O afastamento e o desinteresse dos cidadãos da vida coletiva é uma (triste) realidade. Não votam porque acham que o seu voto de nada vai valer. Acreditam que vai continuar tudo igual, que só mudam os rostos. Não acreditam que a sua qualidade de vida vai melhorar. Cansados de promessas que não são cumpridas.

Os políticos do poder central que nos governa estão sempre muito distantes dos cidadãos que os elegem. Por vezes, parece que não conhecem o país que governam. São raros os que sensíveis aos problemas dos cidadãos. Sejam empresários, trabalhadores ou jovens que anseiam concluir os estudos para emigrar.

A poucos meses da celebração dos 50 anos da Revolução de abril, devemos perguntar: onde está o país que nos foi prometido?!

Eduardo Costa

Eduardo Costa

Presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

PSD Lousada aponta “falta de ambição estratégica” e abstém-se na votação do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS)

Os vereadores do Partido Social Democrata (PSD) na Câmara Municipal de Lousada abstiveram-se hoje,...

Siga-nos nas redes sociais