por | 16 Mar, 2024 | Associativismo, Sociedade

Campo sintético “parece que vai ser concretizado” mas…

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL DE LODARES

Fundada a 29 de dezembro de 1979, a Associação Desportiva e Cultural de Lodares (ADCL) conta com 44 anos. A Direção atual é composta por Ricardo Joel Marques (presidente), Marlene Santos (vice-presidente), Filipe Barbosa (tesoureiro), Filipa Silva (secretária) e os vogais Vasco Silva, Marcelo Silva e António Moreira. Há 5 anos que o clube luta por um campo sintético e parece que os trabalhos já começaram. “Estamos a aguardar que sejamos ouvidos, pois parece que os trabalhos no terreno já começaram, mas ninguém do Município reuniu connosco desde Setembro de 2022 acerca do projeto”, revelou o presidente da ADCL.

A ADC Lodares vive quase todos os dias com uma forte intensidade de atletas. Esta coletividade identifica-se como uma academia de formação direcionada para a prática de futebol, sendo que conta com os escalões de petizes Sub-7, traquinas Sub-9, Benjamins Sub-10/11, Infantis Sub-13, Iniciados Sub-15, Juvenis Sub-17 e Juniores Sub-19. Além dessa componente de formação, tem também equipa de seniores competindo na AF Porto e conta ainda com os Veteranos, mas estes competem ao nível informal, em jogos organizados pelos próprios.

Neste momento “contamos com um universo de 150 praticantes de futebol”, revela o presidente da ADCL. Jogam em campo pelado (terra), mas “desde 2019 que foram várias as reuniões com o Município de Lousada, tendo em vista a construção de um campo de futebol. Neste momento, existe o projeto de construção de um recinto desportivo de raiz, campo sintético, que infelizmente não será no atual campo da Associação, mas sim num terreno mais abaixo”, declarou ao O Louzadense o presidente Ricardo Joel Marques. “Estamos a aguardar que sejamos ouvidos, pois parece que os trabalhos no terreno já começaram, mas ainda ninguém do Município reuniu connosco desde Setembro de 2022 acerca do projeto”, acrescentou.

Em relação às necessidades da Associação, “neste momento a principal é termos o nosso recinto desportivo, jogarmos em casa, voltarmos a ter as nossas receitas de bar, voltarmos a ter os nossos adeptos connosco, mostrar à população da nossa freguesia o quanto o nosso projeto cresceu, o que muitas vezes passa despercebido devido a este afastamento por termos que jogar em campos sintéticos emprestados”.

Estes são alguns das muitas dezenas de aprendizes do futebol em Lodares

O dirigente insiste que “há quase 6 anos que andamos com a casa às costas todas as semanas, exigiram um projeto que para investirem e termos o nosso campo deveríamos ter um projeto sólido, e temos conseguido, todos os anos temos tido um crescimento sustentável, e, apesar das fracas condições que temos ao nível das instalações de treino, temos tido sempre crescimento, os nossos atletas sentem-se em casa, os pais que nos acompanham identificam-se com este projeto, aqui formamos para o Desporto e pelo Desporto, aqui todos têm a oportunidade de crescerem e evoluírem na modalidade”.

A camisola do clube tem a frase “A possibilidade está ao alcance de todos” e isso é justificado pelo facto de que “ninguém é deixado para trás, mais do que vencer em campo importa vencer na vida e ter a capacidade de integrar todo a gente e ensinarmos isso aos nossos atletas”, explicou Ricardo Joel Marques.

A ADCL quer continuar a trabalhar na formação de jovens para o desporto, no caso para o futebol, mas também, tendo as condições, gostariam “de trabalhar noutras vertentes desportivas, até viradas para um público alvo de uma faixa etária mais elevada, promovendo o desporto sénior e não só”. Ainda no que se refere ao futuro, o presidente revela que querem “impulsionar a parte cultural, através da realização de atividades culturais e convívio e temos o nosso grupo de Cavaquinhos promovendo a nossa música popular portuguesa. Queremos ser uma Associação aberta à comunidade e que todos sintam que podem fazer da Associação a sua segunda casa, assim como apresentarem o seu projeto e estarmos cá para impulsionar boas ideias”.

A freguesia de Lodares “tem uma excelente localização geográfica, bons acessos, temos todas as condições para continuarmos  a ser um projeto sólido e de referência, em termos de planeamento cresceu bastante nas suas vertentes, onde alcançamos objetivos importantes para continuar a crescer”, acrescentou.

Ricardo Joel Marques Cecília Couto e os Padres Filipe Santos e André Soares

Ao nível de financiamento, a coletividade tem “apoios do município, como todas as outras Associações e Clubes, uma verba da junta de freguesia, alguns patrocínios e as receitas provenientes da formação, do bar da associação, apesar de uma quebra muito grande e as quotas dos sócios”.

A formação dos dirigentes em várias áreas é um dos propósitos em que têm investido: “Queremos fazer mais por todos, somos uma direção jovem, de trabalho, apostamos na formação das pessoas, temos todos os diretores a tirarem cursos relacionados com a atividade  desportiva, Suporte Básico de Vida, primeiros socorros, gestor de segurança de recintos desportivos e vamos continuar a formar porque entendemos que, quanto maior for o nosso conhecimento, melhor será o nosso trabalho”.

Por último, Ricardo Marques revela que estão “em processo de certificação como entidade formadora” e que os treinadores têm formação, alguns com o nível II UEFA B,  e “somos também uma entidade que dá estágio aos alunos dos cursos de desporto, temos seis estagiários connosco neste momento”. Em suma, trata-se de uma associação que não esquece o passado, mas virada para o futuro e este passa por concretizar projetos, sendo o «regresso a casa» o mais importante.

Convívio da ADCLodares

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais