Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de orgulho para a nossa terra, independentemente das afinidades políticas individuais, a nomeação de Adriano Rafael Moreira para Secretário de Estado do Trabalho.
Quem conhece Adriano Rafael Moreira sabe das suas qualidades e aptidões para o exercício de tão nobre função. Ele é um dos melhores da sua geração. Não admira, pois, o convite para integrar o Governo.
O desafio que tem pela frente é enorme, desde logo porque integra um Governo minoritário, mas essencialmente porque sobre ele incide a responsabilidade da pasta do Trabalho. E porque a empregabilidade é a base para uma economia equilibrada, terá de enfrentar a resolução de uma série de preocupações e desafios complexos e urgentes, como seja o desemprego e subemprego; o trabalho precário e informal; a desigualdade salarial e de género; a segurança no trabalho e as condições laborais; a adaptação às mudanças tecnológicas e a novas formas de trabalho; a qualificação dos empresários, empregados e restante população ativa; entre outros.
Para além de ser uma pessoa experiente, o seu perfil encaixa perfeitamente na construção de soluções para a resolução dos principais problemas e desafios, pois na base dessa construção estará necessariamente a negociação e cooperação entre diferentes partes interessadas, incluindo empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil e instituições educativas. Ora, é aqui que o nosso concidadão mais se evidencia, pois a sua capacidade de planeamento estratégico é fortemente complementada com a capacidade de diálogo, negociação e acordo. Uma ferramenta deveras útil para qualquer governante.
Se esperamos que a sua presença no Governo traga melhorias específicas para a nossa região, em parte sim, em parte não. Sim, porque o conhecimento que tem da região o deve inspirar a promover políticas e investimentos úteis para cá e que, na medida do possível, seja uma voz mais forte na defesa dos interesses locais nas decisões políticas nacionais. Não, porque o que lhe é exigido é a promoção de políticas abrangentes que beneficiem todo o país.
Assim, o desejo e a expetativa que lhe prestamos é que desempenhe um bom mandato e que assuma um compromisso firme com os valores da justiça social, qualidade, igualdade e dignidade no trabalho, a favor de uma economia pujante e de uma sociedade saudável.
A finalizar, não podemos deixar de parabenizar e desejar bom trabalho, ao senhor Secretário de Estado do Trabalho!
Comentários