A República da Macedónia do Norte foi o destino de um grupo de professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca, que, entre 4 e 9 de março, tiveram a oportunidade de trocar experiências com colegas das escolas do país anfitrião, mas também com gregos e turcos.
Esta mobilidade ocorreu no âmbito do programa Erasmus+, que permite aos professores adquirirem competências, conhecimentos e/ou partilhar práticas no âmbito do exercício das suas funções.
Integração de crianças com necessidades especiais no centro do debate
A escola de acolhimento dos professores participantes, em Skopia, dedica-se apenas às crianças com necessidades especiais, mas em breve deixará de o fazer, uma vez que este país está a caminhar no sentido da integração das crianças nas escolas de ensino regular, seguindo o modelo português. Assim, os professores puderam observar a realidade dessa escola, que foi o mote para o debate. O conhecimento e discussão das diferentes práticas permitiu aos participantes a reflexão sobre as suas condutas e o estudo da possibilidade de integração de novas atividades nas suas aulas.
Psicodrama em educação foi um dos temas abordado
O grupo de professores portugueses, para além do professor José Lobo, Paulo Costa e Cidália Neto, integrava a psicóloga Goreti Moreira. Todos são unânimes em considerar que as reflexões e atividades realizadas foram enriquecedoras, destacando o psicodrama, uma abordagem terapêutica que usa o teatro para diagnosticar e tratar questões de natureza psíquica, mas relevando também outras atividades realizadas, potenciadoras da interação social, da comunicação, do autoconhecimento e do conhecimento do outro.
NI Grupo Erasmus + | Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca
Comentários