por | 8 Mai, 2024 | Desporto, Educação

Final Regional do Desporto Escolar de Xadrez reúne jovens talentos em Lousada

No próximo dia 10 de maio, sexta-feira, a Escola Secundária de Lousada será palco da Final Regional do Desporto Escolar de Xadrez. O evento, que se estenderá ao longo da manhã e da tarde, reunirá cerca de uma centena de alunos dos escalões de iniciados e juvenis, provenientes de escolas dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viana do Castelo, Viseu, Aveiro e Viseu.

Entre os participantes, destacam-se vários campeões distritais e nacionais de jovens, alguns com um extenso percurso na modalidade na vertente federada. A competição será realizada em 8 rondas, no ritmo de partidas semirrápidas, prometendo confrontos emocionantes e de alto nível técnico.

A região do Tâmega e Sousa continua a afirmar-se como um importante polo de divulgação do xadrez, acolhendo mais este relevante evento. A organização está a cargo da CLDE Tâmega, em conjunto com a Escola Secundária de Lousada e o Município de Lousada, demonstrando o empenho e o apoio das entidades locais na promoção do desporto escolar e do xadrez entre os jovens. Além de promover o desporto entre os jovens, o xadrez desempenha um papel fundamental na promoção dos resultados escolares e no fomento da cidadania. Estudos têm demonstrado que a prática do xadrez contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da concentração, da disciplina e do pensamento estratégico, competências essenciais para o sucesso académico e pessoal dos alunos. Por isso, iniciativas como a Final Regional do Desporto Escolar de Xadrez são fundamentais para estimular o gosto pela prática desportiva e para o desenvolvimento integral dos jovens.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

TRADIÇÃO CONTINUA VIVA: A Sagrada Família que une gerações

Durante décadas, a chegada da caixa da Sagrada Família a uma casa foi sinónimo de recolhimento,...

Sandra Monteiro pinta a emoção que nasce no silêncio

Profundamente marcada pela emoção, pelo realismo e pela intensidade do olhar humano, as pinturas a...

Subida de divisão aumenta o desafio dos veteranos da ADL

A equipa de Masters da AD Lousada concluiu uma temporada de grande nível, garantindo a subida à...

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Siga-nos nas redes sociais