por | 29 Mai, 2024 | Cultura, Uncategorized

Mercado Histórico de 7 a 10 de junho

A 8.ª edição do Mercado Histórico realiza-se de 7 a 10 de junho, ocupando um recinto que se estende entre a Avenida Senhor dos Aflitos e o Largo do Pelourinho, Esta iniciativa de recriação histórica do quotidiano das populações dos meados do século XVII tem vindo a afirmar-se no ambiente cultural da região. Distinguemse, especialmente, pela forte componente educativa e pela participação massiva e entusiástica da comunidade escolar, através dos agrupamentos escolares do concelho e das suas respetivas escolas, professores e alunos.

Nesse contexto, a sexta-feira, dia 7, é totalmente direcionada para o público escolar, durante o dia e também o espetáculo noturno.

Nos três dias seguintes, o Mercado Histórico conta com a habitual animação teatral ao longo de todo o dia, culminando num espetáculo noturno em que, mais uma vez, as peças apresentam uma forte componente de época e de contexto histórico local. Todos os dias, antes do encerramento do Mercado, tem lugar o espetáculo de fogo, combinando música e malabarismos. Ao longo do dia, a animação musical vai ser uma constante, assegurada por diversos grupos de música antiga. Para além de recriadores, malabaristas, cuspidores de fogo, artífices e muitos mercadores, o Mercado Histórico conta com a presença das históricas tabernas, prontas para prover as refeições do dia.

Nesta feira tardo-seiscentista vai reviver-se a época pós-Restauração no contexto de uma povoação rural, mas muito marcada pelo movimento mercantil.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

“O verdadeiro problema não é jurídico. É a injustiça no tratamento das freguesias”, ripostou o PSD Lousada.

Em comunicado enviado à nossa Redação, o PSD Lousada "regista o esclarecimento prestado pelo...

Siga-nos nas redes sociais