Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem sido um exemplo de crescimento e inovação. Com raízes em Lousada e uma visão que ultrapassa fronteiras, a empresa evoluiu de um modesto comerciante de artigos de gesso para um influente fornecedor de materiais de construção e serviços à escala global. A expansão para Moçambique e a aposta na responsabilidade social refletem o dinamismo e a ambição de uma empresa que não só acompanha as mudanças económicas e sociais, mas também contribui ativamente para o futuro da comunidade e do mercado global.
Fundada pelo empresário Manuel Fernandes, a GINT tem uma trajetória notável que se estende desde sua fundação em 1997. Inicialmente, esta empresa de cariz familiar com sede em Lousada, focou-se na comercialização de estatuetas e artigos decorativos em gesso. No entanto, a busca por soluções mais abrangentes para os seus clientes levou a uma mudança significativa.
A sede, antes localizada num pequeno armazém na zona industrial de Lousada, foi transferida para Nespereira, impulsionando o seu crescimento. Mais tarde, expandiu o seu âmbito de atuação, criando a Isolmoc, sediada em Moçambique.
Atualmente, comercializa sistemas de isolamento, revestimentos, pavimentos, ferramentas, portas, tintas e equipamentos de segurança para a construção civil, representando marcas nacionais e internacionais de prestígio, apostando fortemente na qualidade dos produtos.

O grupo empresarial também se orienta para o comércio online, com a abertura de uma loja virtual, um processo entretanto já concretizado que permite à empresa ampliar seu alcance e adaptar-se às novas tendências. Por outro lado, o departamento de ‘marketing’ dinamiza todas as novidades, campanhas, eventos e formações técnicas, quer através das redes sociais, quer através do portal na Internet.
Atualmente, a GINT emprega 20 colaboradores “pautados por um grande dinamismo e sentido de responsabilidade nas diversas áreas de atividade” explica ao “O Louzadense” a administradora Magda Fernandes.

Afirmando que uma empresa “se faz com pessoas”, a responsável salienta que esta filosofia se manifesta na política de gestão, nomeadamente investindo no desenvolvimento de competências e formação dos colaboradores.
“A partilha de conhecimento e a entreajuda são fundamentais para envolver todos nos valores e na missão da empresa. A melhoria contínua é parte integrante dessa filosofia”, acrescenta.
“Uma empresa irrequieta e ambiciosa” atenta às alterações sociais e económicas
Para além do mercado nacional, o grupo empresarial está presente no mercado global, nomeadamente em Moçambique, Angola, Senegal, Botsowana, Guiné- Equatorial e, na Europa, na França e Bélgica. Funciona como uma “trading” de produtos e serviços, disponibilizando um serviço de “procurement”, armazenamento e logística de exportação “que vai para além dos produtos que comercializamos”, salienta a administradora.

“Mediante as solicitações, prestamos o melhor serviço para os clientes, obtendo assim a sua satisfação”, acrescenta.
Magda Fernandes frisa que esta empresa é “irrequieta e ambiciosa, atenta às alterações económicas e sociais que se encontram em constante mudança. Portanto, temos a consciência que a adaptação é essencial para o negócio”.
Investimento em Moçambique tem apresentado “resultados interessantes”
A expansão para Moçambique, em 2010, com a fundação da Isolmoc, ocorreu num momento desafiador para o mercado nacional, mas numa mesma altura em que a economia moçambicana estava em ascensão, com taxas de crescimento superiores a 14 por cento.
Apesar das dificuldades, como dívidas ocultas e o terrorismo na província de Cabo Delgado, a Isolmoc mantém a sua presença naquele mercado, apresentando “resultados interessantes”, explica a responsável.
“As parcerias com fornecedores reconhecidos são uma mais-valia e, tal como em Portugal, apostamos em colaboradores qualificados, focados nas necessidades dos clientes e em prestar um serviço de qualidade”, salienta.
Responsabilidade social: “um compromisso com a comunidade”
A empresa também se destaca pela sua política de responsabilidade social, colaborando com fornecedores para realizar ações sociais, nomeadamente com a oferta de cabazes alimentares na época natalícia. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios àquele projeto, mas a GINT “continua comprometida com a comunidade”, afiança Magda Fernandes, acrescentando que para além de contribuições pontuais, a empresa estabelece parcerias com entidades escolares para a realização de estágios curriculares.

“Os nossos jovens são o futuro e, portanto, proporcionamos uma experiência em contexto de trabalho de forma a contribuir para o desenvolvimento das suas competências, o que para nós é gratificante. Gostamos que os estudantes que por aqui passam tenham a oportunidade de absorver o nosso conhecimento, mas que também nos acrescentem com o seu. É na partilha de conhecimento que temos a possibilidade de crescer”, conclui Magda Fernandes.

Comentários