por | 12 Jun, 2024 | Economia, Sociedade

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem sido um exemplo de crescimento e inovação. Com raízes em Lousada e uma visão que ultrapassa fronteiras, a empresa evoluiu de um modesto comerciante de artigos de gesso para um influente fornecedor de materiais de construção e serviços à escala global. A expansão para Moçambique e a aposta na responsabilidade social refletem o dinamismo e a ambição de uma empresa que não só acompanha as mudanças económicas e sociais, mas também contribui ativamente para o futuro da comunidade e do mercado global.

Fundada pelo empresário Manuel Fernandes, a GINT tem uma trajetória notável que se estende desde sua fundação em 1997. Inicialmente, esta empresa de cariz familiar com sede em Lousada, focou-se na comercialização de estatuetas e artigos decorativos em gesso. No entanto, a busca por soluções mais abrangentes para os seus clientes levou a uma mudança significativa.

A sede, antes localizada num pequeno armazém na zona industrial de Lousada, foi transferida para Nespereira, impulsionando o seu crescimento. Mais tarde, expandiu o seu âmbito de atuação, criando a Isolmoc, sediada em Moçambique.

Atualmente, comercializa sistemas de isolamento, revestimentos, pavimentos, ferramentas, portas, tintas e equipamentos de segurança para a construção civil, representando marcas nacionais e internacionais de prestígio, apostando fortemente na qualidade dos produtos.

Armazém do grupo GINT em Nespereira

O grupo empresarial também se orienta para o comércio online, com a abertura de uma loja virtual, um processo entretanto já concretizado que permite à empresa ampliar seu alcance e adaptar-se às novas tendências. Por outro lado, o departamento de ‘marketing’ dinamiza todas as novidades, campanhas, eventos e formações técnicas, quer através das redes sociais, quer através do portal na Internet.

Atualmente, a GINT emprega 20 colaboradores “pautados por um grande dinamismo e sentido de responsabilidade nas diversas áreas de atividade” explica ao “O Louzadense” a administradora Magda Fernandes.

Magda Fernandes, administradora do grupo GINT

Afirmando que uma empresa “se faz com pessoas”, a responsável salienta que esta filosofia se manifesta na política de gestão, nomeadamente investindo no desenvolvimento de competências e formação dos colaboradores.

“A partilha de conhecimento e a entreajuda são fundamentais para envolver todos nos valores e na missão da empresa. A melhoria contínua é parte integrante dessa filosofia”, acrescenta.

Uma empresa irrequieta e ambiciosa” atenta às alterações sociais e económicas

Para além do mercado nacional, o grupo empresarial está presente no mercado global, nomeadamente em Moçambique, Angola, Senegal, Botsowana, Guiné- Equatorial e, na Europa, na França e Bélgica. Funciona como uma “trading” de produtos e serviços, disponibilizando um serviço de “procurement”, armazenamento e logística de exportação “que vai para além dos produtos que comercializamos”, salienta a administradora.

Loja do grupo GINT em Nespereira

“Mediante as solicitações, prestamos o melhor serviço para os clientes, obtendo assim a sua satisfação”, acrescenta.

Magda Fernandes frisa que esta empresa é “irrequieta e ambiciosa, atenta às alterações económicas e sociais que se encontram em constante mudança. Portanto, temos a consciência que a adaptação é essencial para o negócio”.

Investimento em Moçambique tem apresentado “resultados interessantes”

A expansão para Moçambique, em 2010, com a fundação da Isolmoc, ocorreu num momento desafiador para o mercado nacional, mas numa mesma altura em que a economia moçambicana estava em ascensão, com taxas de crescimento superiores a 14 por cento.

Apesar das dificuldades, como dívidas ocultas e o terrorismo na província de Cabo Delgado, a Isolmoc mantém a sua presença naquele mercado, apresentando “resultados interessantes”, explica a responsável.

“As parcerias com fornecedores reconhecidos são uma mais-valia e, tal como em Portugal, apostamos em colaboradores qualificados, focados nas necessidades dos clientes e em prestar um serviço de qualidade”, salienta.

Responsabilidade social: “um compromisso com a comunidade”

A empresa também se destaca pela sua política de responsabilidade social, colaborando com fornecedores para realizar ações sociais, nomeadamente com a oferta de cabazes alimentares na época natalícia. A pandemia da COVID-19 trouxe desafios àquele projeto, mas a GINT “continua comprometida com a comunidade”, afiança Magda Fernandes, acrescentando que para além de contribuições pontuais, a empresa estabelece parcerias com entidades escolares para a realização de estágios curriculares.

Campanha de Cabaz de Natal promovido pela GINT juntamente com vários parceiros

“Os nossos jovens são o futuro e, portanto, proporcionamos uma experiência em contexto de trabalho de forma a contribuir para o desenvolvimento das suas competências, o que para nós é gratificante. Gostamos que os estudantes que por aqui passam tenham a oportunidade de absorver o nosso conhecimento, mas que também nos acrescentem com o seu. É na partilha de conhecimento que temos a possibilidade de crescer”, conclui Magda Fernandes.

Magda Fernandes, administradora do grupo GINT

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais